Voto Consciente

Debate na RPCTV ficou marcado por tensão e ataques pessoais

A Rede Paranaense de Comunicação (RPC TV) promoveu na noite desta terça-feira (30) o último debate com os candidatos ao governo do Paraná. Os candidatos tiveram a chance de debater ideias e conquistar eleitores indecisos, mas aproveitaram a maior parte do tempo com ataques. Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) se uniram e usaram todas as forças contra Beto Richa (PSDB).

Os candidatos começaram a chegar à emissora por volta das 20h20. Bernardo Pilotto (PSOL) foi o primeiro e não conversou com a imprensa. Em seguida, o candidato Ogier Bucchi (PRP), falou que a intenção do debate seria focar em demonstrar as propostas. O candidato Rodrigo Tomazini (PSTU) ficou de fora do debate. Isso porque o partido não tem representante no Congresso Nacional.

Roberto Requião foi o terceiro candidato a chegar na RPC TV, acompanhado de Requião Filho, candidato a deputado estadual. Questionado sobre a tal “bala de prata” que usaria contra Richa no programa eleitoral, o candidato falou que a divulgação disso foi uma estratégia da Rede Globo para conseguir audiência. “Vim para discutir ideias apenas”, comentou.

Tulio Bandeira (PTC) foi o quarto candidato a chegar à emissora, seguido de Geonísio Marinho (PRTB). Ambos os candidatos disseram que esperavam conquistar os votos dos candidatos indecisos por meio das novas ideias de governo.

Gleisi Hoffmann foi a penúltima candidata a chegar a RPC TV. A candidata veio, assim como no debate na TV Band Curitiba, acompanhada do candidato ao senado Ricardo Gomyde. A candidata do PT prometeu não atacar os outros candidatos e disse que a intenção era aproveitar os últimos momentos de expor as ideias.

Beto Richa foi o último candidato a chegar, já por volta das 22h. O governador do Paraná e candidato à reeleição foi questionado sobre a “bala de prata” de Requião e rebateu dizendo que encarou com tranquilidade a possibilidade de divulgação de alguma denúncia. “Toda eleição com o candidato do PMDB tem ameaças e ataques levianos. Já esperava isso, principalmente vindo do Requião, que tenta investigar a minha vida a todo custo, mas nunca encontra nada de negativo e por isso se irrita”, disse.

No terceiro segundo bloco, Bernardo Pilotto reclamou que ninguém fez pergunta pra ele. “Queria pedir para que os candidatos perguntassem a mim, porque também estou presente neste debate”, disse. Além disso, o candidato do PSOL se mostrou ofendido com crítica feita por Beto Richa. “Me senti diretamente ofendido porque ele me chamou de moleque. Isso me soou como ofensa pessoal”, disse Pilotto, que também se colocou contra o posicionamento do candidato à presidência Levy Fidelix (PRTB) sobre os homossexuais. “Não compartilhamos da mesma opinião e já pedimos, inclusive a impugnação da candidatura deste candidato”, afirmou o candidato.

Durante o debate, que teve quatro blocos, praticamente todos os candidatos voltaram os ataques a Beto Richa, que teve pedidos de resposta negados. O candidato a reeleição aproveitou o tempo de resposta à uma pergunta de Gleisi para responder aos ataques. “Anotei tudo o que foi dito sobre mim durante toda a campanha e, agora, próximo a etapa final, óbvio que os ataques aumentam. Não estou intimidado”, comentou Beto. “Ele além de não cumprir promessas de campanha, também não responde às nossas perguntas”, rebateu Gleisi.

Geonisio Marinho perguntou se Beto Richa tem candidatos fantasma no governo. “Não tenho e nunca tive nenhum tipo de irregularidade com os contratos de prestadores de serviço”, respondeu Richa. Geonisio rebateu dizendo que o candidato a reeleição é investigado pelo Ministério Público estadual em um caso de quando Beto Richa ainda era deputado.

No terceiro bloco, quatro foram feitos quatro pedidos de resposta, um de Requião e os o,utros de Beto Richa. Apenas um pedido, de Richa, foi aceito e ele teve um minuto. O candidato falou sobre as agressões que vem sofrendo durante toda a campanha.

O último bloco do debate da RPC TV foi voltado às considerações finais. Os candidatos aproveitaram para pedir os votos de eleitores que ainda estão indecisos e reforçaram a necessidade de apoio de quem já definiu o voto, pedindo que busquem conquistar mais eleitores.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook