Dilma sobe tom das críticas aos adversários em programa

Faltando cinco dias para o primeiro turno das eleições, a candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, elevou o tom das críticas aos seus principais adversários em seu programa eleitoral. Nesta terça-feira, 30, Dilma apontou as “contradições” de seus adversários exibindo trechos do debate da Rede Record.

A presidente Dilma Rousseff reapresentou boa parte do programa exibido no último sábado, com propostas para o combate à corrupção, mas a equipe da petista incluiu trechos do debate do último domingo. Marina Silva foi criticada por mudar de posição sobre vários assuntos. “A senhora mudou de partido, mudou de posição de um dia para o outro em problemas de extrema importância como a CLT, a homofobia e o pré-sal”, acusou a petista, perguntando à candidata do PSB sobre sua posição a respeito da CPMF. Marina chegou a dizer que foi favorável à contribuição, mas Dilma apontou que a candidata votou contra a CPMF.

Já o PSDB foi acusado de “quebrar o Brasil três vezes” e seu candidato, Aécio, confrontado com uma declaração de 1997 em que considerava a possibilidade de privatização da Petrobras. Todos os trechos foram retirados do debate.

O programa do tucano Aécio Neves foi praticamente igual ao apresentado no último sábado. Nele, se diz que Aécio Neves está empatado com Marina Silva, segundo pesquisa Sensus publicada pela revista Isto É. “Aécio cresce, empata com Marina e se aproxima do segundo turno. Aécio, o voto útil para vencer o PT”.

Em trecho repetido, o candidato fez promessas se dirigindo às eleitoras, falou do tema de segurança pública e ofereceu sua experiência para livrar seus filhos do perigo do crime. “É para você, mãe, mulher, que eu quero me dirigir neste momento. Quando afirmo que vou cuidar pessoalmente da segurança pública, é porque eu quero que seus filhos fiquem livres do perigo das drogas”, afirmou o candidato.

Marina Silva também repetiu o programa exibido no sábado, quando focou no combate à inflação e aos juros altos, que, segundo a campanha, punem os mais pobres. A ex-senadora prometeu cortar impostos e custos administrativos em empréstimos para famílias com renda de até cinco salários mínimos. “Marina tem lado: o dos que precisam mais”, afirmou a candidata em vídeo gravado durante um comício em Porto Alegre.

A biografia de Marina foi ressaltada pelo programa, que mostrou as ameaças que ela enfrentou na luta contra o desmatamento, classificando-a como uma mulher forte e corajosa, “um orgulho para o Brasil”. “Mas meu compromisso sempre foi maior do que o medo”, disse Marina. No fim, o locutor pede apoio do eleitor para que a candidata chegue ao segundo turno e afirma que, com o tempo igual de propaganda, o eleitor vai poder conhecê-la melhor.