Eleições 2014

Ibope: Beto Richa sobe e poderia ser reeleito no 1º turno

O Ibope divulgou na noite desta sexta-feira (19) a terceira pesquisa de intenção de voto para o governo do Paraná. Beto Richa (PSDB) passou de 44% para 47%. Roberto Requião (PMDB), que no levantamento anterior tinha 28%, agora aparece com 30%. Gleisi Hoffmann (PT) caiu de 14% para 12%.

Ogier Buchi (PRP) aparece com 1% das intenções de voto. Bernardo Pilotto (PSol), Geonisio Marinho (PRTB), Rodrigo Tomazini (PSTU) e Tulio Bandeira (PTC) não pontuaram. O número de eleitores indecisos caiu de 7% para 5% e quem pretende votar branco ou nulo passou de 5% para 4%.

Considerando apenas os votos válidos, que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) utiliza para contabilizar a votação, o candidato à reeleição Beto Richa poderia se reeleger já no primeiro turno. Levando-se em consideração a margem de erro, o atual governador poderia alcançar mais que os adversários somados.

Segundo turno

O instituto também pesquisou eventuais canários para um segundo turno. Em um confronto entre Beto Richa e Requião, o atual governador teria 54% contra 36% do senador. Já no confronto com Gleisi Hoffmann, Beto alcançaria 60% contra 27% da pestista. Em um confronto entre Requião e Gleisi, o senador teria 51% contra 30% da ex-ministra da Casa Civil.

Rejeição

O Ibope também perguntou aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum. Gleisi lidera com 24%, Requião tem 23%, Beto Richa aparece com 15%, Tulio Bandeira soma 11%, Bernardo Pilotto tem 9%, Ogier Bucchi alcança 9% e Geonisio Marinho aparece com 8%. Não sabe ou não responderam à pesquisa 23% dos eleitores e 7% votariam em qualquer um dos candidatos.

A pesquisa foi encomendada pela RPCTV e pelo jornal Folha de S.Paulo. O levantamento foi realizado entre os dias 16 a 18 de setembro. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 67 municípios do Paraná. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 00037/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 00685/2014.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook