Eleições 2014

Site do PT sugere que Marina Silva quer vender Petrobras

O site Muda Mais, criado pelo PT para defender a reeleição da presidente Dilma Rousseff, publicou nesta terça-feira (16) um texto no qual insinua que Marina Silva quer vender a Petrobras para empresas estrangeiras.

O artigo questiona as críticas que a candidata do PSB tem feito à companhia petrolífera e o fato de o coordenador-geral adjunto da campanha de Marina, Walter Feldman, ter defendido o fim do modelo de partilha e da política de conteúdo local.

O artigo diz que há uma “fórmula conhecida” de questionamentos em relação à estatal. E apresenta uma lista de ações: criticar um serviço ou empresa pública à exaustão, desqualificar seu quadro de pessoal, suas escolhas, conquistas e lucros; mobilizar a mídia para que a opinião pública ache que a empresa em questão é “uma chaga para o País”.

“Aí, é só chegar ao poder, desmantelar a empresa e entregá-la para o capital estrangeiro e para as multinacionais e pronto: neoliberalismo 1.0 em sua essência”, critica.

Logo em seguida, o texto compara as críticas atuais ao processo de mudança de nome da Petrobras, discutido e abortado no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

“Talvez nem todos se lembrem dessa fórmula – afinal, há 12 anos a abordagem do governo é outra – , mas a Petrobrax é bem difícil de esquecer. E parece que não é só tucano que anda querendo aplicar a receita no Brasil”, afirma.

O artigo cita fala de Dilma em que ela alerta que ser contra o pré-sal é ser contra o Brasil. O texto conclui: “Na campanha de Marina, o tema foi relegado a segundo plano e agora é fácil entender o motivo: com a candidata que se define como ‘a nova política’, as ferramentas são antigas e o preço disso será um país de volta ao passado.”

Paraná Online no Facebook