Desenvolvimento

Prefeitos de vinte e duas cidades discutem sobre RMC

Vinte e dois municípios da Região Metropolitana de Curitiba participaram ontem do 1º Encontro de Desenvolvimento Industrial da Região Metropolitana de Curitiba.

A reunião debateu a integração das políticas públicas realizadas em Curitiba com os municípios da região metropolitana por meio de programas como o Sistema Metropolitano de Informações Georreferenciadas (Metrogeo), ferramenta de gestão pública do território; os convênios de cooperação técnica para a capacitação de servidores e para o funcionamento dos programas de segurança alimentar do Armazém da Família, Nossa Feira e o transporte público. “Este é o início de uma discussão para promover o planejamento mais organizado e inteligente do processo de desenvolvimento econômico da região metropolitana”, disse o secretário de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, Neco Prado.

Para o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec) e prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, a partir desta iniciativa será possível construir um mapa com a vocação de cada região, as limitações ambientais e traçar um plano de desenvolvimento .

“Só assim saberemos qual município poderá receber determinado investimento”, afirmou.

O diretor da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) Rodrigo Martins disse que a economia acontece nos municípios e quando há organização, tudo muda. “Não é possível pensar só na indústria. As cidades têm que apostar em serviços e comércio e a integração vem complementar os esforços isolados”, afirmou.

Participaram do encontro os prefeitos de Fazenda Rio Grande, Bocaiúva do Sul, Lapa, Piraquara, Quitandinha, Contenda, Piên, São José dos Pinhais e Colombo, além de secretários da indústria de outros municípios.

Paraná Online no Google PlusParaná Online no Facebook