Voto Consciente

Candidatos a governador não poupam críticas aos adversários

O primeiro dia de horário eleitoral gratuito no rádio e TV dos candidatos ao Governo do Estado foi marcado pelo atrito entre os três principais concorrentes. Beto Richa (PSDB), Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) não perderam a oportunidade de alfinetar seus respectivos adversários.

Com as cutucadas mútuas expostas já na estreia da programação, que vai até o dia 2 de outubro, os especialistas alertam aos eleitores para se preparar para ver uma troca de farpas constante neste período. “A tendência é que tenhamos um maior grau de atrito político. Eles estão disputando de maneira muito próxima e o tom logo do início é de guerra, de atrito”, avalia Ricardo Costa de Oliveira, cientista político e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Embora os programas tenham iniciado com pequenos ataques, os candidatos também optaram pela campanha direta com divulgação de propostas. Beto Richa e Requião deixaram de lado as apresentações pessoais para ir direto ao ponto. Gleisi, embora tenha falado de governo, fez questão de ressaltar sua trajetória política com pitadas da vida pessoal. “Eles entraram direto nas políticas públicas. O Beto, por exemplo, veio discutir a questão da saúde, que é uma área muito criticada pelo eleitorado”, ressalta Oliveira.

Ontem também foi dia dos candidatos à Assembleia Legislativa e ao Senado se apresentarem. Com tempo curto, foram poucos os candidatos a deputado estadual que puderam explanar bem suas propostas. A exceção foi Ratinho Junior (PSC), que ganhou destaque na sua coligação, com direito a tempo semelhante ao de alguns candidatos ao Senado.

Alvaro Dias (PSDB), que busca a reeleição e está ao lado de Richa, relembrou sua trajetória política. Já Ricardo Gomyde (PC do B), parceiro de Gleisi; e Marcelo Almeida (PMDB), da chapa de Requião, se colocaram como opção de renovação, com campanhas pelas ruas de Curitiba.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook