Debate

Candidatos ao governo do Paraná fazem primeiro debate

Os oito candidatos ao governo do Paraná participaram, ontem de um debate promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Paraná (APP-Sindicato), realizado no auditório da sede estadual da entidade, em Curitiba. Esta foi a primeira vez que eles se encontraram para discutir suas propostas.

O atual governador, Beto Richa (PSDB), aproveitou a oportunidade para dizer que a educação é e continuará sendo prioridade no seu governo. Ele afirmou que vai honrar os compromissos assumidos e que vai fazer a equiparação salarial. Perguntado sobre educação integral, o candidato disse que, em seu governo, o número de escolas que passaram a ofertar educação integral foi de 1 para 29, e que o trabalho para aumentar este número deve continuar. Roberto Requião (PMDB) fez uma avaliação crítica da atuação do governo atual no que diz respeito à educação e disse que vai implantar um Plano Estadual de Educação, além de ampliar os programas que ele criou quando foi governador do estado.

A candidata do PT, Gleisi Hoffmann, também prometeu a implantação de um Plano Estadual de Educação, orientado no Plano Nacional. Gleisi disse, ainda que pretende vincular o ensino médio à educação profissional e criar o PAC Paraná, que terá a educação como uma de suas áreas de atuação (além de segurança e infraestrutura). Sobre a situação dos professores aposentados, a candidata garantiu que vai enquadrar todos no nível salarial 2 e que manterá a isenção previdenciária que eles têm hoje.

Paraná Online no Facebook