Santos

Eduardo Campos morre em queda de avião no litoral de São Paulo

O candidato à presidência Eduardo Campos (PSB) morreu na manhã desta quarta-feira (13) em um acidente aéreo em Santos, litoral de São Paulo. Campos tinha 49 anos e estava em terceiro lugar na corrida presidencial, de acordo com as últimas pesquisas de intenção de voto.

A aeronave, um Cessna 560XL, jato de pequeno porte, prefixo PR-AFA, que caiu no bairro do Boqueirão por volta das 10 horas, havia decolado do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Guarujá, no litoral paulista.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), quando se preparava para o pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. “Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave”, diz a nota. A Secretaria de Aviação Civil (SAC) informou que as investigações sobre o acidente estão sendo realizadas pela Anac, pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e, portanto, a secretaria não irá se pronunciar sobre o caso.

O acidente

Testemunhas da queda do Cessna disseram que a aeronave vinha em baixa altitude desde a Praça Mauá, no centro de Santos. O avião caiu em um ponto que atinge quatro imóveis do bairro Boqueirão. “Pareceu que ele procurava a praia, ou que ele tentou desviar de um prédio vizinho a mim. Só sei que ele fez uma curva e desceu. Aí explodiu”, disse a funcionária pública Flávio Capp, de 49 anos, que mora a um quarteirão de distância do local do acidente.

Os moradores do Boqueirão relataram um forte barulho de aceleração dos motores do avião, instantes antes de a aeronave cair, seguido de uma forte explosão. O avião seguia do sentido leste para o oeste, no alto do bairro, e a explosão quebrou vidros de prédios vizinhos em um raio de até 400 metros.

Além de Campos, também estavam na aeronave que caiu Alexandre Severo, fotógrafo oficial da campanha; Marcelo Lyra, cinegrafista; Pedro Valadares, assessor do candidato; Carlos Percol, assessor de imprensa; o piloto e o copiloto. Em terra, pelo menos cinco pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas a hospitais.

Partido Socialista Brasileiro

Em nota, o PSB declarou luto pela morte do presidente da sigla e candidato à Presidência da República, Eduardo Campos. A mensagem, assinada pelo vice-presidente do partido, Roberto Amaral, diz que o Brasil perde “um jovem e promissor estadista” e que o País precisava de seu “destemor”, “patriotismo” e “competência”. “No dia em que são passados nove anos do falecimento de Miguel Arraes, o Partido Socialista Brasileiro cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento, nesta data, vítima de acidente aéreo, do seu presidente, ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, nosso candidato à Presidência da República”, diz Amaral na nota.

Luto

O governo federal lançou edição extra do Diário Oficial da União declarando luto oficial de três dias pela morte de Campos. “É declarado luto oficial em todo País, pelo período de três dias, contado a partir da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Eduardo Henrique Accioly Campos, ex-Governador do Estado de Pernambuco”, cita a decisão, assinada pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.