Em Brasília

Sete dos 100 políticos influentes do Congresso são do Paraná

O Paraná tem sete parlamentares entre os 100 mais influentes do Congresso Nacional, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Com isso, o Estado tem o quarto maior número de políticos na lista, atrás apenas de Pernambuco e Rio de Janeiro, ambos com nove parlamentares, Rio Grande do Sul, que tem 11 políticos influentes, e São Paulo, com 17.

A pesquisa “Cabeças do Congresso Nacional 2014” é referente ao período de fevereiro a junho deste ano, excluindo os parlamentares licenciados do mandato. O levantamento é feito periodicamente pelo Diap, órgão que acompanha a conjuntura política e fiscaliza o desempenho de deputados e senadores.

Os paranaenses na lista são os senadores Roberto Requião (PMDB), Gleisi Hoffmann (PT) e Álvaro Dias (PSDB), além dos deputados federais Dr. Rosinha (PT), Eduardo Sciarra (PSD), Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Rubens Bueno (PPS).

Segundo o estudo, os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo é a capacidade de conduzir debates, negociações, votações e articulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e facilidade para conceber ideias, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate.

Paraná Online no Facebook