Formados em "política"

Cento e seis candidatos no Paraná têm a política como profissão

Cento e seis candidatos nas eleições de outubro declararam ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná que têm como profissão a política. As estatísticas divulgadas pelo TRE-PR revelam que 60 vereadores, 45 deputados e um senador disputam vagas nos Legislativos estadual e federal pelo Estado. Mas no quesito ocupação, os empresários ainda são maioria: 168. A concorrência é mais acirrada para o cargo de deputado estadual: 828 inscritos para 54 vagas, o que resulta em 15,33 candidatos por vaga. Já para deputado federal, há 323 postulantes a 30 cadeiras, o que representa 10,77 candidatos/vaga.

Na lista de candidatos a deputado federal, 41 são empresários, 30 são servidores públicos, 25 outros, 7 policiais e 1 sacerdote ou membro de ordem ou seita religiosa. Entre os concorrentes à Câmara Federal, 19 dizem que tem como ocupação o cargo de deputado, 15 são vereadores e um senador. Já entre os 828 que disputam para deputado estadual, 127 se declaram empresários, 55 advogados, 53 professores, 48 servidores públicos, 14 jornalistas. Existem ainda 45 candidatos que declararam como ocupação o cargo de vereador e 26 deputados.

Os partidos com a maior quantidade de candidatos a deputado federal são: PV (39), PSB (35), PMDB (23), PDT (21) e PT (20). Já entre os que têm menos candidatos estão: PCB, PROS e PSTU, cada um com apenas um.

Formação

Em relação ao grau de instrução, entre os oito candidatos a governador, sete possuem ensino superior completo e somente um incompleto. Já entre os candidatos a senador, cinco possuem ensino superior completo, dois ensino médio completo e um ensino superior incompleto. Entre os candidatos com ensino superior completo, 399 concorrem ao cargo de deputado estadual e 167 a deputado federal.

Já quando o critério é sexo, entre os candidatos a deputado federal, 225 são homens e 98 são mulheres; para deputado estadual são 575 homens e 256 mulheres; para senador, os oito candidatos são homens e para governador são sete candidatos homens e uma mulher.

As listas contendo todas as estatísticas eleitorais de 2014 podem ser acessadas no site: www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-candidaturas-2014/estatisticas-eleitorais-2014. As pesquisas podem ser feitas por diversos indicadores, entre eles: cargo, faixa etária, grau de instrução, ocupação, partido, sexo, estado civil e quantidade de candidatos por vaga.

Paraná Online no Google PlusParaná Online no Facebook