Oportunidade

Vereador propõe parcerias com empresas para reabilitar dependentes químicos

O vereador Hélio Wirbiski (PPS) apresentou, nesta terça-feira (22), um projeto de lei que prevê que empresas privadas façam parceria com o poder público e ofereçam vagas de trabalho para os dependentes químicos reabilitados.

Tal disposição seria inserida na lei que regula o Conselho Municipal de Política sobre Drogas de Curitiba e ainda precisa ser aprovada pela Câmara de Vereadores. Na justificativa do projeto, o parlamentar aponta a importância da reinserção profissional dos dependentes que se recuperaram.

“As empresas que aderem a programas de reinserção de ex-presidiários, de ex-dependentes químicos, ao contrário do que se possa imaginar, também investem em vidas, em segurança, em dignidade humana e agregam valor de mercado aos seus estabelecimentos”, explica Wirbiski na justificativa.

O vereador defende que o projeto tende a beneficiar todos os setores da sociedade. “Uma iniciativa como essa auxilia os cidadãos e também a Prefeitura, uma vez que a lei não prevê gastos extras para o poder público”, ressalta.

O projeto também prevê que as empresas que participarem dessa ação recebam o certificado de “empresa amiga da vida”. “É uma maneira de as empresas poderem utilizar tal informação nas suas atividades de comunicação e marketing e assim atrair mais clientes, que poderão apoiar as empresas que desempenham esse papel”, comenta Wirbiski.

O projeto foi enviado para a Procuradoria Jurídica da casa, que fará a análise legal do texto. O vereador estima que em 40 dias a lei possa ser votada pelo plenário da Câmara de Vereadores.