Oito mil trabalhadores rurais fazem protesto em Brasília

Cerca de 8 mil manifestantes estão reunidos em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, para o 18º Grito da Terra Brasil, movimento que reivindica a aprovação do novo Código Florestal com os vetos e alterações da presidenta Dilma Rousseff, segundo informações da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Contag, os trabalhadores rurais estão reunidos desde as 5h desta quarta, mas o protesto teve início às 10h30.

A pauta do 18º Grito da Terra Brasil deste ano aborda a reforma agrária, trabalho justo e produção de alimentos saudáveis para todos, além da criação e aperfeiçoamento de políticas públicas de crédito, assistência técnica, organização da produção e comercialização que visam o fortalecimento e a proteção da agricultura familiar.

Os trabalhadores rurais, de acordo com a Contag, aproveitam a ocasião para fazer um protesto também contra a violência no campo. Foram expostas cruzes brancas no gramado do Congresso Nacional para representar todas as vítimas de violência no campo e denunciar que muitos desses crimes ainda continuam impunes.

Em seguida, os trabalhadores pretendem sair em caminhada em direção à tenda localizada nas proximidades da Catedral de Brasília, onde será realizada a abertura oficial do 18º Grito da Terra Brasil.