Paraná

Assembleia inaugura em Londrina seu programa de interiorização

 

O governador Beto Richa participou na quinta-feira (17), na Câmara Municipal de Londrina, da sessão inaugural do programa de interiorização da Assembléia Legislativa do Paraná. O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni, e o 1º secretário, Plauto Guimarães, apresentaram um balanço dos primeiros 45 dias de gestão.

Rossoni agradeceu publicamente o apoio do governador para as mudanças que estão sendo implantadas na Assembleia. “Graças ao apoio do governador, com envio de policiais militares e da Secretaria da Segurança, pudemos dar início a essa grande transformação que apresentamos aqui hoje”, disse Rossoni.

O governador falou sobre as medidas que foram adotadas no âmbito administrativo do Estado, que passa por uma situação financeira difícil. Beto Richa também parabenizou a nova direção da Assembleia pelas respostas que está dando à sociedade paranaense. “Reafirmo aqui a boa parceria que o Governo do Estado está disposto a manter com a Assembleia em benefício de todos os paranaenses”, disse o governador.

O deputado Plauto Miró apresentou as medidas políticas e administrativas que trouxeram economia de recursos à Assembléia, principalmente com revisão de contratos, demissão de funcionários fantasmas e redução dos funcionários contratados em cargos em comissão.

LITORAL

No encontro com os deputados em Londrina, o governador também relatou as medidas que estão sendo adotadas para restabelecer a normalidade nos municípios afetados pela chuva no Litoral do Paraná. Equipamentos médico-hospitalares, medicamentos, água potável, ambulâncias e centenas de pessoas entre policiais, bombeiros, médicos, enfermeiros, técnicos da Mineropar, da Sanepar e do Departamento de Estradas de Rodagem, além da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social estão trabalhando no atendimento aos desabrigados e na recuperação da infraestrutura dos municípios litorâneos.

“O governo chegou imediatamente à região atingida, com toda a infraestrutura possível para atender aos desabrigados e graças ao trabalho preventivo conseguimos evitar que os deslizamentos de terra provocassem houvesse mais mortes na região”, afirmou. “Ouvi um relato comovente de uma família que foi retirada de casa pelos bombeiros, no meio da madrugada, e meia hora depois a casa foi completamente destruída”, disse.

Beto disse que está desenvolvendo muitos projetos para atender a região de Londrina, que por muitos anos foi esquecida pelo Governo do Estado, principalmente nas questões de infraestrutura. O encontro teve a participação de entidades locais como a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e a Sociedade Rural do Paraná, que apresentaram sugestões de políticas públicas que devem ser incentivadas para fortalecer a economia regional.

Também participaram da sessão o prefeito Barbosa Neto, vereadores e autoridades locais e regionais, representantes do setor produtivo e lideranças dos mais diversos segmentos sociais da região. O próximo encontro desse tipo deve acontecer em Cascavel, no Oeste do Paraná, em data a ser confirmada.