CNT/Sensus: nível de rejeição a Serra é recorde

A rejeição ao candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, atingiu nível recorde de 43%, segundo dados de pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta manhã. O coordenador do instituto, Ricardo Guedes, afirmou que esse é o maior nível de rejeição ao tucano desde o início do processo eleitoral.

Os dados gerais da pesquisa CNT/Sensus mostram que a diferença entre a petista Dilma Rousseff e Serra, que na semana passada era de cinco pontos porcentuais, aumentou a favor da petista para 15,2 pontos: Dilma tem 51,9% das intenções de voto contra 36,7% do tucano José Serra. No levantamento anterior, Dilma tinha 46,8% e Serra, 41,8%.

Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Clésio Andrade, a petista ampliou a vantagem porque “voltou (no debate eleitoral) à discussão econômica e racional no lugar da discussão emocional e de valores”, referindo-se ao debate religioso, centrado na questão do aborto, que dominou o início do segundo turno.

Andrade também atribui o avanço de Dilma ao reforço nas aparições do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos programas eleitorais de Dilma. Para Andrade, também pesaram contra Serra denúncias contra assessores, como as do ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto. “O conjunto de ataques dos dois lados equilibrou a disputa”, disse.

O levantamento da CNT/Sensus, com margem de erro de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos, foi feito com dois mil eleitores, entre os dias 23 e 25 de outubro, em 136 municípios e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 37609/2010.