Voto 2010

Datafolha aponta que Osmar se aproxima de Beto

Pesquisa Datafolha para o governo do Estado divulgada ontem pela RPCTV  mostra que o segundo colocado, Osmar Dias (PDT) conseguiu reduzir pela metade a diferença em relação ao líder Beto Richa (PSDB), em 15 dias. A vantagem de Beto, que na pesquisa divulgada no dia 26 de agosto atingiu seu maior patamar, chegando a 13 pontos caiu, para apenas seis pontos, com Beto aparecendo com 44%, contra 38% de Osmar.

Na análise mais otimista por parte da campanha do pedetista, levando em conta a margem de erro de três pontos para mais e para menos, Beto e Osmar podem estar tecnicamente empatados.

Mais uma vez, nenhum dos outros cinco candidatos (Paulo Salamuni, PV; Luiz Felipe Bergmann, PSOL: Avanilson Araújo, PSTU; Amadeu Felipe, PCB e Robinson de Paula, PRTB) atingiu 1% das intenções de voto o que indica que, por mais acirrada que possa ser a disputa entre Beto e Osmar, a eleição tende a ser definida já no primeiro turno.

O percentual de eleitores que declararam que votarão branco ou nulo manteve-se em 2%, assim como 15% declararam ainda estar indecisos. Encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação, a pesquisa Datafolha ouviu 1200 pessoas entre os dias 8 e 10 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná sob o número 21185/2010.

A redução em sete pontos na vantagem de Beto para Osmar é igual à mostrada anteontem pela pesquisa Ibope/RPC, confirmando a subida de Osmar na semana seguinte à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff (PT) a Foz do Iguaçu, no último dia 2.

É a primeira vez que Beto Richa oscila para baixo nas pesquisas Datafolha, enquanto que, com 38%, Osmar repetiu seu maior índice nestes quatro levantamentos, alcançado na primeira pesquisa, em 23 de julho.

Senado

O Datafolha também ouviu os eleitores paranaenses sobre suas preferências para o Senado. O ex-governador Roberto Requião (PMDB) segue liderando com 47% das intenções de voto, seguido por sua colega de chapa, Gleisi Hoffmann (PT), que soma 41%.

Os candidatos da chapa de Beto Richa vêm atrás: Gustavo Fruet (PSDB) 22% e Ricardo Barros (PP) 16%. Rubens Hering (PV), Luiz Piva (Psol), Gilberto Araújo (PCB) e Sargento Jensen (PRTB) têm 2% das intenções de voto.

Seis por cento dos eleitores disseram que anularão um dos dois votos, enquanto 2% anulariam os dois. Trinta e cinco por cento estão indecisos quanto ao segundo voto e 20%, para os dois.