Conciliador

Pessuti busca apoio para resolver caso Banestado

Os primeiros dias de trabalho como governador efetivo do Paraná, Orlando Pessuti (PMDB) já mostraram a principal diferença entre seu jeito de governar e o de seu antecessor, Roberto Requião (PMDB).

Preocupado com a questão da multa que o Tesouro Nacional cobra do Estado por conta do não pagamento dos títulos adquiridos no processo de privatização do Banestado, Pessuti já conversou com os três senadores que representam o Paraná, embora eles sejam de partidos de oposição e um deles, Osmar Dias (PDT), seu provável adversário nas eleições de outubro. O governador também conversou com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT), último desafeto de Requião.

“Quero conversar com os líderes do Senado Federal para que possamos construir juntos a solução definitiva para a medida adotada pelo Tesouro Nacional, de multar semanalmente o Paraná pela questão referente à venda do Banestado no governo Jaime Lerner. O apoio dos senadores será essencial para a resolução dessa antiga questão”, disse Pessuti.

Por não ter quitado os títulos junto ao banco Itaú, o Paraná é multado pela Secretaria do Tesouro Nacional que desconta cerca de R$ 7 milhões por mês dos repasses do Fundo de Participação dos Estados.

A multa é aplicada desde 2003, quando Requião suspendeu o pagamento por considerar os títulos “podres”. Desde então, o ex-governador até dialogou com os senadores na busca de uma solução, mas, na maioria das vezes, preferiu críticas e ataques aos parlamentares do Estado e ao governo federal pela continuação do impasse.

Pessuti, que também recebeu a bancada de deputados federais do PMDB para conversar sobre esse assunto, pretende ir a Brasília na próxima semana para tratar da situação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ministros Paulo Bernardo e Guido Mantega.

Além deles, Pessuti deve se encontrar com lideranças do Senado Federal, como José Sarney (PMDB-AP), Romero Jucá (PMDB-RR), Aloísio Mercadante (PT-SP) e Renan Calheiros (PMDB-AL).

Um projeto de resolução apresentado por Osmar Dias e que está parado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado seria a solução para o fim da multa. Autor do projeto de Resolução, Osmar esteve com Pessuti na última sexta-feira, explicando para o governador por que o projeto ainda não foi aprovado no Senado.

O relator na CCJ, senador Antônio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA) tem dúvidas sobre a constitucionalidade do projeto (Resolução semelhante já foi aprovada pelo Senado mas não é cumprida pela STN que o considera inconstitucional) e, por isso, ainda não apresentou o relatório.

Ontem, Pessuti falou Flávio Arns e Paulo Bernardo por telefone e recebeu a visita de Alvaro Dias (PSDB). “Sempre estivemos à disposição e agora com maior empenho porque o tempo de mandato é curto e os ponteiros do relógio não param de correr. Vim me colocar à disposição e dizer que estaremos na linha de frente para ajudar nas questões que envolvem o Paraná”, afirmou Alvaro ao deixar o Palácio das Araucárias.