Vereador de Campos dos Goytacazes-RJ é cassado

O vereador de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, Marcos Vieira Bacellar (PTdoB) teve seu mandato cassado ontem por captação e gastos ilícitos de recursos para fins eleitorais. Segundo o Ministério Público (MP) do Estado, o parlamentar é acusado de participar de um esquema montado para desviar verba publicitária da Companhia Municipal de Iluminação Pública (Campos Luz) em benefício próprio e de seu partido.

 

De acordo com a ação, o esquema de corrupção começou em 2007, quando Marcos Bacellar, então presidente da Câmara Municipal, direcionou os trabalhos legislativos para a aprovação de lei que autorizou o prefeito Alexandre Marcos Mocaiber, seu aliado político, a criar o crédito especial de R$ 88,5 milhões no orçamento fiscal do município.

Esse crédito ficou vinculado ao Gabinete do Executivo e ao Programa de Emendas Parlamentares, de forma a facilitar que cada vereador apresentasse emendas destinando verbas a outros órgãos públicos. De acordo com o MP, Bacellar direcionou R$ 440 mil para a Campos Luz, que era presidida por seu amigo particular e presidente do PTdoB, Sivaldo Abílio, e praticou uma série de irregularidades licitatórias.