Falta dinheiro

Sonho do metrô em Curitiba não combinou com a Copa

A tentativa da prefeitura de Curitiba em conseguir investimentos para a construção do metrô na capital através de recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) 2, não permitirá que a obra, prometida pela prefeitura de Curitiba, fique pronta até a Copa de 2014.

Para poder ser concluído até o evento, os recursos deveriam estar prescritos no Termo de Cooperação para o PAC de Mobilidade Urbana firmado entre a prefeitura de Curitiba e o governo federal, o que não aconteceu. O termo será assinado na próxima quarta-feira, em Brasília.

Caso tivesse entrado nesse termo, a prefeitura de Curitiba deveria pagar pelo recurso a longo prazo. No entanto, se o investimento ficar para o PAC 2, o valor será a fundo perdido. Dentro do PAC 2, a quantia liberada seria de R$ 700 milhões, quase metade do custo total da obra.

De acordo com o gestor de Curitiba para a Copa, Luiz de Carvalho, a construção do metrô não era requisito para a vinda da Copa para o Brasil e, consequentemente, para Curitiba.

“Como queremos sempre colocar a cidade na vanguarda, a Copa foi como um gancho para apressar essa construção, o que não foi possível. Mesmo assim o prefeito continua conversando com Paulo Bernardo (ministro do Planejamento)”, diz.

Segundo Carvalho, as discussões sobre os investimentos para o PAC 2 começam em março. “Mesmo assim as ações de implantação do metrô continuam em andamento. A prefeitura, juntamente com o Ippuc (Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba) permanece trabalhando no desenvolvimento dos projetos para o metrô. Por isso tenho certeza que o prefeito irá deixar os trabalhos de implantação do metrô adiantados”, ressalta.

Segundo ele, o sistema de transporte coletivo de Curitiba está ficando “de certa forma num processo de saturação. Por isso temos a atuação intensa do Ippuc nesse projeto”, frisa.

Porém, ainda não existe uma definição de quando o metrô ficará pronto. “Na verdade as obras já iniciaram. O projeto já está em andamento, mas todo projeto do metrô é de altíssima complexidade e exige tempo. Não posso dizer exatamente quando ficará pronto, por isso prefiro dizer que o projeto já é uma realidade”, diz.

Mobilidade

No PAC de Mobilidade Urbana, o valor deve chegar a R$ 237 milhões para financiamentos de obras dessa categoria. Também devem fazer parte do PAC recursos de R$ 85 milhões para revitalização da rodoferroviária, reforma do terminal da Santa Cândida, implantação de novo plano de ciclovias e continuação da Linha Verde Sul em direção ao anel do contorno sul.