Sucessão

Ibope aponta Osmar empatado com Beto

A direção estadual do PDT avaliou que a pré-candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo resistiu bem ao lançamento da pré-candidatura do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), ao governo do Estado.

Os pedetistas se baseiam nos números de uma pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada ontem, 22, pela direção do partido, para afirmar que a entrada do prefeito de Curitiba na disputa não abalou o projeto eleitoral do senador Osmar Dias.

O pedetista aparece empatado tecnicamente com o prefeito tucano, com 38% das intenções de votos, contra 41% do prefeito. O terceiro colocado é o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) com 5%.

Os dados foram divulgados parcialmente pelo PDT. A sondagem foi realizada com 1.204 eleitores em todo o estado, entre os dias 10 a 14 de dezembro, informou o partido.

O PDT não informou se a pesquisa continha um cenário com o senador Alvaro Dias concorrendo ao governo pelo PSDB. Devido a um pacto familiar, Alvaro e Osmar não se colocam em situação de confronto. Como tem insistido o senador Alvaro Dias, essa hipótese não pode ser cogitada já que eles não concorreriam entre si.

Os pedetistas achavam que o aparato de divulgação do prefeito Beto Richa, a mobilização e a organização do PSDB, que passou a incluir o prefeito numa agenda semanal de reuniões em todo o interior, poderiam ter tido impacto sobre a candidatura do senador pedetista.

“Pelo trabalho do PSDB, sua estrutura e a avalanche de eventos com o prefeito, a situação poderia ser diferente. Mas esta pesquisa mostrou uma consolidação cristalina do nome do Osmar”, disse o presidente estadual do PDT, Augustinho Zucchi.

Ele disse que a pré-candidatura de Osmar se amparou apenas nos encontros do projeto Paraná, concebidos como reuniões de discussão de um programa de governo que foram realizadas em várias cidades.

“Nós não temos uma estrutura partidária comparável ao PSDB. Mesmo assim, o senador se manteve num patamar extraordinário”, reforçou o dirigente do PDT. O ponto mais agradável para os pedetistas na pesquisa Ibope foi o desempenho do senador na Região Metropolitana de Curitiba.

Em maio deste ano, o Ibope apurou que o desempenho do senador ficava entre 14% a 18%. O prefeito oscilava entre 60% a 64%. A nova sondagem demonstra que Osmar subiu para 26%, enquanto Beto caiu para 47% na Região Metropolitana de Curitiba.

É cedo

O prefeito de Curitiba, em entrevista a uma emissora de rádio, disse apenas que ainda é cedo para fazer uma previsão eleitoral com base nas pesquisas. “É cedo para se avaliar. Muitas coisas vão acontecer, nem o quadro esta definido. Sou o menos conhecido de todos os postulantes, estou só em Curitiba. O importante é que em todas as pesquisas estamos bem conceituados”, comentou.