TRE aguarda material para recadastramento biométrico

Curitiba pode ser uma das primeiras capitais a realizar o recadastramento biométrico de eleitores. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o início dos trabalhos de recolhimento das digitais, que pode afastar qualquer possibilidade de fraude em processos eleitorais, depende do envio de 50 kits pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa do TRE é de que os equipamentos sejam enviados ainda este ano.

Segundo o diretor geral do TRE-PR, Ivan Gradowski, assim que órgão passar a dispor dos kits, dotados de câmeras digitais e escâneres biométricos, começam os treinamentos de funcionários.

O diretor acredita que o processo eleitoral já poderá contar com a biometria nas próximas eleições. “O Tribunal dispõe de infraestrutura física invejável, que possibilitaria que se faça o trabalho de recadastramento de forma rápida”, afirma.

Gradowski ressalta que o uso da biometria afasta totalmente a possibilidade de um eleitor votar por outro. De acordo com Gradowski, o recadastramento biométrico estava previsto para municípios cujo número de eleitores excedia o percentual de 80% em relação à população total, como é o caso de Balsa Nova.