Requião demite Gomyde do governo

O governador Roberto Requião (PMDB) demitiu, ontem, o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde (PCdoB). A proximidade de Gomyde com o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), teria sido a causa da demissão.

O governo não comentou a decisão e apenas anunciou, através da Agência Estadual de Notícias, a nomeação do substituto de Gomyde. Após a saída de Gomyde, o PCdoB entregou todos os outros cargos que ocupava no governo.

“Foi uma decisão pessoal, uma posição política dele (Requião). Mas foi ele que foi eleito governador, ele que pode nomear e demitir”, comentou Gomyde, dizendo que foi informado da decisão na manhã de ontem, pelo presidente estadual do PCdoB, Milton Alves.

“O Milton foi chamado no gabinete do governador. Requião mostrou para ele fotos minhas com o Beto e disse que se eu quisesse fazer política com o Beto Richa, que fizesse fora do governo”, comentou Gomyde, que acompanhou, na última semana, visita de Beto Richa ao interior do Estado.

Gomyde confirmou a relação de amizade com o prefeito da capital. “Somos amigos sim. Ele está em outro palanque, mas temos uma boa relação. Além disso, estamos juntos na busca por recursos para o esporte amador em Curitiba, como no projeto da construção de um grande ginásio de esportes na capital”, lembrou. “Tanto no cenário nacional, quanto estadual, estamos em lados opostos, mas não preciso tratá-lo com xingamentos”, disse.

O presidente do PCdoB de Curitiba, Joel Benin, que ocupava o cargo de chefe de gabinete da Paraná Esporte anunciou que o partido, apesar de manter-se aliado politicamente ao PMDB de Requião e ao PT do presidente Lula, estava entregando todos os cargos, oito, que tinha no governo estadual. “Além da Paraná Esporte, tínhamos filiados em outras secretarias, como a do Trabalho”, revelou.

No final da tarde a Agência Estadual de Notícias comunicou a nomeação de Marco Aurélio Saldanha da Rocha para o cargo de diretor-presidente da Paraná Esporte. Marco Aurélio, que é da região de Maringá, já fazia parte da diretoria da autarquia, ocupando o cargo de diretor de Esporte. Ele foi atleta profissional de futebol, tendo jogado como goleiro no Clube Atlético Paranaense e no Flamengo.