Movimento colhe assinaturas contra os fichas-sujas

O Movimento do Combate à Corrupção Eleitoral inicia na segunda-feira, no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) a coleta de assinaturas para o Projeto “Ficha Limpa”.

O objetivo é colher 1,2 milhão de assinaturas par a proposta de impedir a candidatura de políticos condenados ser recebida no Congresso Nacional como projeto de iniciativa popular. O movimento já conseguiu cerca de 650 mil assinaturas em todo o País e espera ampliar em mais 10 mil com a campanha em Ponta Grossa.

Pelo projeto, ficaria impedido de se candidatar o político que já possuir condenação, seja por má gestão, apropriação indébita ou uso indevido de dinheiro público.

A iniciativa tem por base a lei federal 9840 criada com o objetivo de acabar com a compra de votos e o uso da máquina administrativa nas disputas eleitorais municipal, estadual ou federal.

“Foi a primeira lei de iniciativa popular do Brasil, que já possibilitou a cassação de 600 políticos, mas precisamos ampliá-la. Precisamos impedir que os “fichas sujas” disputem as eleições. E já estamos com mais de 50% das assinaturas”, comentou o porta-voz do movimento em Ponta Grossa, Sérgio Gadini.

O movimento tem apoio da CNBB, OAB e outras. A banca do movimento ficará instalada durante toda a semana no pátio interno do campus central da UEPG. Para assinar o documento é necessário informar o número do título de eleitor.