Hoffmann eleito presidente do Tribunal de Justiça

O desembargador Carlos Augusto Hoffmann é o novo presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná. Por uma diferença de oito votos ele venceu Celso Rótoli de Macedo na eleição realizada ontem pelos desembargadores do TJ. Hoffmann recebeu 63 votos contra 55 de seu adversário.

Apoiado pelo atual presidente da corte, José Antônio Vidal Coelho, Hoffmann foi eleito para o biênio 2009/10 e terá como primeiro vice-presidente Ruy Fernando de Oliveira.

O novo segundo vice-presidente é João Luiz Manassés de Albuquerque. Waldemir Luiz da Rocha será o corregedor-geral da Justiça e terá Rogério Coelho como novo corregedor-adjunto. A nova cúpula do TJ do Paraná assume no dia 31 de janeiro de 2009.

Sua posse está marcada para o dia 1.º de fevereiro. Com um discurso de modernização e informatização do Judiciário, como forma de trazer mais celeridade aos processos, Hoffmann era visto como o mais conservador dos candidatos, já que Rótoli apresentou propostas como a descentralização e uma maior abertura do Judiciário.

Além da informatização, área que pretende investir R$ 36 milhões durante o mandato,  Hof-fmann quer dar atenção destacada aos Juizados Especiais e propõe, ainda, parcerias para aperfeiçoar o Judiciário, aproximação com o governo do Estado e o Legislativo para conseguir aprovar projetos que alterem o Regimento Interno do TJ e o Código de Organização e Divisão Judiciárias para conseguir prover novos cargos e readequar os já existentes na corte.

Carlos Hoffmann nasceu em Jacarezinho no dia 14 de julho de 1940. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1964. Em 1966 foi nomeado promotor substituto pelo Ministério Público Estadual e exerceu as atividades nas comarcas de Apucarana, Londrina, Uraí, Primeiro de Maio, Sertanópolis e Ibiporã.

Por merecimento, foi promovido ao cargo de promotor de 1.ª entrância da comarca de Rebouças e Piraí do Sul, passando ainda por Terra Rica e União da Vitória. Em 1977 foi promovido a comarca de Curitiba ao cargo de promotor de Justiça. Em 1980 foi promovido por merecimento ao cargo de procurador de Justiça.

Em 26 de junho de 1990 foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada, exercendo suas atividades junto à 7.ª Câmara Cível. Em 14 de março de 1995 tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, onde foi corregedor-geral entre 2005 e 2006.

Voltar ao topo