Revolta

Familiares e amigos de adolescente de 14 anos morto a tiros protestam por justiça

Vitor Gabriel dos Santos Pereira tinha 14 anos e sonhava em ser jogador de futebol. Na manhã de sábado (4), ele foi assassinado em um assalto quando chegava para esperar o ônibus. Nesta terça-feira (7), a família fez um protesto pedindo por justiça.

O crime aconteceu por volta das 6h, na Rua Santo Pascoal Franceschi, no Jardim Osasco, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O garoto seguia para o ponto de ônibus para ir até Quatro Barras, onde treinava futebol há três meses.

“Ele foi abordado por um bandido, talvez tenha se assustado, e depois de pegarem o par de tênis, o celular e o fone de ouvido, acabou morto”, contou Suzan Kelly dos Santos Pereira, irmã de Vítor. Segundo a família, isso é tudo que eles sabem até agora, que o garoto foi morto em um latrocínio (roubo seguido de morte).

No dia do crime, comentários começaram de que o adolescente seria usuário de drogas. “Mas não. Ele não usava drogas, era um menino bom, feliz, que por ser adolescente se afastou da igreja, mas tinha voltado há pouco tempo e estava bem”, lamentou a mãe, Amélia dos Santos Pereira.

Foto: Gerson Klaina
Familiares organizaram protesto pedindo justiça. Foto: Gerson Klaina. 

Para o melhor amigo de Vitor, um adolescente de 16 anos, fica a saudade. “Ele era um menino muito bom, que não gostava de ver a gente triste. Ele tinha sonhos, inclusive de ser jogador de futebol. Agora fica o vazio, só resta a gente se fortalecer e lembrar dos momentos bons com ele”.

O assassinato de Vítor aconteceu bem perto da casa onde ele morava e do colégio onde estudava. Na manhã desta terça, os colegas e amigos fizeram uma homenagem com cartazes e velas, pedindo por justiça.

Justiça é a palavra que define o que a família espera. “Quem fez isso com meu irmão tem que ser preso. Fico triste pela família dessa pessoa, mas nós precisamos que a Justiça seja cumprida, para seguirmos”, disse Suzan. “Eu só me conforto em saber que ele era um menino com muitos amigos, querido, que não me dava trabalho”, completou a mãe, Amélia dos Santos.

Qualificados

De acordo com o delegado Erineu Portes, da Delegacia Central de Colombo, responsável pela investigação do crime, um revólver calibre 38, possivelmente usado para matar o adolescente, foi encontrado abandonado horas depois.

Segundo o delegado, os possíveis autores do latrocínio já foram qualificados, e as informações levantadas sobre eles serão confrontadas com as provas técnicas colhidas pela equipe de investigação. Erineu disse ainda que não acredita que o garoto tenha reagido e que os criminosos possivelmente voltavam de uma balada ou eram usuários de entorpecentes.

Arquivo Pessoal
Vitor sonhava em ser jogador de futebol. Foto: Arquivo Pessoal.