Faziam parte de esquema

Polícia fiscaliza farmácias que estariam vendendo remédios roubados e prende dois

O dono e o gerente de uma farmácia foram presos, na manhã desta quarta-feira (4), em uma ação dos policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) para fiscalizar farmácias que estariam vendendo remédios roubados. Dois gerentes foram conduzidos para prestar depoimento.

Além da farmácia vistoriada, outras 14 devem receber a visita dos policiais, nos bairros Sítio Cercado, Campo Comprido, Alto Boqueirão, Tatuquara e Umbará, em Curitiba. Segundo a polícia, somente neste ano, o prejuízo do esquema de roubo e desvio das cargas de remédios pode chegar a R$ 5 milhões. “Os roubos eram apenas de remédios controlados, na maioria das vezes, de uso psiquiátrico”, disse o delegado Rafael Vianna.

O trabalho de investigação, segundo o delegado, começou há um mês. “Os remédios vinham de Santa Catarina, de uma distribuidora de lá. Começamos a analisar e refazer o trajeto dos motoristas e analisamos os pedidos, os lotes, e constatamos uma diferença muito grande entre o que era pedido anteriormente e o que era pedido no dia, descobrimos os roubos”, explicou.

De acordo com Rafael Vianna, funcionários das farmácias passavam informações para os assaltantes de quando a carga seria entregue e seria mais valiosa, ou seja, teria mais remédios. “Somente neste ano, constatamos sete roubos, mas acreditamos que o esquema existia há muito tempo”. 

A operação da DFRC foi armada para apreender parte de uma carga roubada e também para orientar outras farmácias que compravam medicamentos da mesma distribuidora de Santa Catarina. “Os lotes apreendidos dentro das farmácias eram, efetivamente, roubados. Já as outras farmácias não foram consideradas suspeitas, mas passaram por orientação e fiscalização”, explicou Vianna.

Os dois presos foram indiciados por receptação e associação criminosa. A polícia acredita que, com a recuperação dos remédios roubados e as prisões, além das conduções coercitivas (quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento), seja fácil chegar ao paradeiro dos assaltantes. O telefone da DFRC é o (41) 3343-1639.