Venda de imóveis

‘Sonhos Desfeitos’: Quadrilha aplicava golpes milionários em Curitiba

A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (3) a operação “Sonhos Desfeitos” para desarticular uma quadrilha responsável por aplicar golpes milionários na venda de imóveis. Mais de cem casas e apartamentos foram negociados pelos suspeitos em Curitiba e Região Metropolitana (RMC). O prejuízo às vítimas ultrapassa R$ 5 milhões.

Foram cumpridos dois mandados de prisão, contra Cleiton Kaiser Vilaruel, de 36 anos, e Edson de Freitas Godoi, de 52. O líder da quadrilha, Valdecir de Oliveira Tecchio, 46, dono da construtora que aplicava o golpe, fugiu para Miami, nos Estados Unidos da América (EUA), e é considerado foragido.

Além dos mandados de prisão, foram expedidos quatro de busca e apreensão. Vários documentos foram recolhidos pelos policiais. O material deve ser analisado para encontrar mais provas para as investigações. 

'Sonhos Desfeitos': Quadrilha aplicava golpes milionários em Curitiba
Da esquerda para a direita, Valdecir, Edson e Cleiton. Foto: Divulgação

Como funcionava

A investigação começou há seis meses, quando as vítimas, os donos de imóveis, procuraram a Delegacia de Estelionato (DE). A quadrilha mantinha uma construtora, com sede em Curitiba, que fazia os empreendimentos imobiliários com recursos de empréstimos bancários. “Os apartamentos estavam vinculados à instituição bancária, mas os integrantes da quadrilha vendiam os imóveis e ficaram com o dinheiro. Resumindo: prejudicavam as pessoas e os bancos”, explicou o delegado Wallace de Oliveira Brito, da (DE).

Ainda de acordo com o delegado, os suspeitos chegaram a vender um mesmo apartamento para mais de uma pessoa. A suspeita é que tenham agido em Maringá, Foz do Iguaçu, Curitiba, Região Metropolitana, e em Santa Catarina. O delegado explicou que outras pessoas que tenham sido vítimas podem procurar a delegacia para registrar boletim de ocorrência. “Recuperar o dinheiro é mais difícil”.

Foragido internacional

A Interpol foi informada pela Polícia Civil do Paraná para auxiliar no cumprimento do mandado de prisão contra Valdecir. De acordo com o que foi apurado pelo delegado, o homem já teria morado nos EUA, de onde fugiu depois de dar um golpe em uma mulher que ele casou.