Caiu a casa!

Barracão alugado pelos Correios fica às escuras por furto de energia em Pinhais

Seis pessoas foram encaminhadas a Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) e um barracão enorme, dentro de um centro logístico na Rua Ribeirão Claro, bairro Pineville, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, ficou às escuras na manhã desta sexta-feira (5). O local usava energia elétrica sem pagar e levantou as suspeitas da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), que denunciou à polícia. O prejuízo pode ser milionário. 

“Prejuízo pode ser milionário”, disse o delegado. 
Foto: Gerson Klaina.

O local abriga dois grandes galpões e um deles era exclusivo de uso dos Correios. Era neste barracão que apenas uma das 10 divisões teria relógio de energia, o restante usava o famoso “gato”. Tudo foi desligado.

Segundo o delegado Rafael Vianna, a Copel começou a desconfiar dos valores na conta mensal. “Era muito a baixo do esperado, praticamente o mesmo valor de uso de uma residência, o que obviamente não batia com o tamanho do local”.

Com as investigações, os policiais conseguiram a confirmação e cortaram a luz do medidor de energia que distribuía de forma ilegal. As seis pessoas, entre elas diretores e funcionários, foram conduzidas à DFR para prestar esclarecimentos e mostrar aos policiais qual seria o responsável pelo esquema. 

A empresa deve responder por furto qualificado de energia elétrica e a polícia investiga ainda a suspeita de associação  criminosa. O prejuízo provocado pelo “gato” está entre R$ 600 mil a R$ 1 milhão. “O valor exato ainda depende de uma avaliação, que será feita pela Copel”, explicou o delegado.

Ainda de acordo com o delegado, essa é a primeira fase da ação da DFR, que já vem investigando os furtos de energia há três meses. Outros locais, a partir das denúncias da Copel, devem ser vistoriados e podem ser autuados da mesma forma.

Por volta das 17 horas, os Correios encaminharam uma nota oficial sobre o caso ao Paraná Online. Confira!

Os Correios informam que se trata de imóvel alugado e que desde o início do contrato de locação vêm solicitando, reiteradas vezes, ao proprietário – Condomínio Logtrade Pinhais Empreendimento Imobiliário S/A – a regularização da entrada de energia para o espaço ocupado pela empresa. Inclusive, por esse motivo, já aplicou penalidades ao gestor do condomínio.

Atualmente, há uma entrada única de energia e o pagamento pela utilização ocorre de maneira não discriminada pelo gestor do condomínio, via rateio. 

Vale ressaltar que toda a infraestrutura do imóvel, incluindo as instalações elétricas, é de responsabilidade do proprietário. Os Correios alugaram o galpão já devidamente energizado.

Nota oficial Condomínio Trade Log:

O Condomínio Trade Log, em Pinhais, esclarece que houve um equívoco por uma irregularidade técnica que foi imediatamente identificada e sanada, sendo a energia prontamente reestabelecida.

Polícia vai investigar ainda o crime de associação criminosa. Foto: Lucas Sarzi.

Veja mais fotos na galeria de imagens.