MPF/PR obtém condenação de organização criminosa desmantelada pela Operação Adelphos

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Foz do Iguaçu/PR, a 5ª Vara da Justiça Federal no município condenou os irmãos Ademir e Delmir Fanin, além de Argemiro Alves Felber e Amilton Luiz da Silva por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Também foi condenada Ana Virgínia Bastos Chaves por associação para o tráfico. Os cinco foram denunciados pelo MPF após a deflagração da Operação Adelphos, em outubro de 2014, que desarticulou uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. Durante as investigações foram apreendidas, no total, mais de 2,3 toneladas de maconha originárias do Paraguai para o Brasil.

Os irmãos Fanin, líderes da organização, foram sentenciados a 29 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão; Felber a 13 anos, 9 meses e 10 dias, e Silva, a 15 anos, 6 meses e 20 dias. O início do cumprimento da pena de reclusão dos quatro réus será em regime fechado. Já Ana Virgínia foi condenada a quatro anos, dez meses e 20 dias de reclusão com início da pena em regime semiaberto.

Os fatos – Conhecidos como “Bambi” e “Kuki”, os irmãos Delmir e Ademir Fanin, respectivamente, remetiam grande quantidade de drogas de procedência paraguaia para o interior do Brasil, dissimulando-a por meio do transporte rodoviário de produtos frios e congelados em câmaras frias. A droga era recebida nas proximidades do Portal do Ocoy em Missal/PR para posteriormente ser enviada a Resende/RJ e Fortaleza/CE.

Felber atuava como motorista dos veículos nos quais a droga era transportada e o casal Silva e Ana Virgínia eram colaboradores residentes em Fortaleza/CE, responsáveis por ajudar na distribuição do entorpecente para traficantes regionais e locais.

No âmbito da operação, foram realizadas duas apreensões de maconha, sendo 1,2 tonelada em Rezende/RJ, em 17/07/2013, e outra de 1,1 tonelada em Chorozinho/CE, em 01/08/2014. Nas duas apreensões, a droga estava armazenada no interior de fundo falso na câmara fria dos caminhões frigoríficos com o intuito de dificultar ao máximo a fiscalização.

O nome da operação Adelphos, que em grego significa nascidos do mesmo útero, faz referência aos irmãos Fanin. Além da prisão, todos também terão de pagar multas pesadas pelos crimes. Os réus ainda podem recorrer da decisão.