Operação Cidadania

Traficantes estavam tomando conta de parte de cidade na RMC

Moradores do Jardim Europa, em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, estavam sendo expulsos de suas próprias residências por traficantes. Foi o que a Polícia Civil apurou durante as investigações da operação Cidadania, que até a manhã desta quarta-feira (25), prendeu 121 pessoas em mais de 20 cidades do Paraná.

A ação se iniciou perto das 6h, simultaneamente, em cidades como Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Paranavaí e Toledo, com a mobilização de 800 policiais civis, além de oito cães farejadores e helicópteros da Polícia Militar e auxílio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), para cumprimento de 161 mandados de prisão e busca e apreensão. O objetivo é prender traficantes e retirar armas e drogas de circulação.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita, a operação Cidadania será contínua nas localidades que se verifica a necessidade de policiamento repressivo. No caso do Jardim Europa, em Fazenda Rio Grande, o bairro todo foi cercado e ocupado pela polícia por ter sido detectados diversos pontos de venda e de armazenamento de drogas.

Cerca de 70% das prisões no município acontecem nesta região, de acordo com o delegado Fábio Machado dos Santos, responsável pela delegacia do município. Nove pessoas foram presas, sete delas em flagrante na posse de drogas e uma pistola calibre 9 milímetros, com a numeração  raspada, 50 munições e um acessório que serve como silenciador. “Esta arma tem características que era usada para execução e está vinculada a três inquéritos de homicídios na delegacia”, afirmou. O objeto foi encaminhado para perícia no Instituto de Criminalística.

Santos relatou que durante a fase de investigação da operação, foi constatado que traficantes de gangues rivais instaladas no Jardim Europa tomavam algumas casas de seus moradores para usá-las como ponto de venda de drogas ou depósito delas. A polícia chegou a ir até quatro moradores que saíram das residências, para saber por qual motivo deixavam o imóvel. A resposta era sempre a mesma – “ou sai ou morre”. “Eles ameaçavam (os moradores) caso eles procurassem a polícia”, disse.

De acordo com as estatísticas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), o número de ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas em Fazenda Rio Grande teve acréscimo de 19%, passando de 58 para 69 situações. “Cerca de 70% dos crimes tem como base o tráfico de drogas. O combate direto a ele reflete indiretamente na redução da criminalidade, diminuindo homicídios, roubos, furtos e até corrupção policial”, disse o secretário.

O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Júlio Reis, disse que a operação vem sendo feita frequentemente nas cidades do interior, e reflete na redução dos indicadores criminais. Segundo Reis, o Paraná apesentou o menor número de homicídios nos últimos seis anos.

No interior do Paraná, foram 40 quilos de maconha apreendidos, entre outras drogas com número não significativo. Cinco adolescentes foram apreendidos.  As força de segurança continuam  nas ruas na tentativa de cumprir o restante dos mandados.