Na cola

Desencadeada megaoperação de combate a furtos e roubos de veículos

Uma megaoperação de combate às ações de furto e roubo de veículos, com fraudes em seguradoras, foi desencadeada na manhã desta quarta-feira (07) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A ação foi desencadeada no Paraná, em Santa Catarina e no Rio de Janeiro.

Clique na imagem para ver em tamanho maior

Ao todo são 150 mandados de prisão preventiva e 110 de busca e apreensão. A operação é fruto de investigação que começou há pouco mais de um ano pelo Gaeco de Joinville (SC). No Paraná foram cumpridos dois mandados de prisão e dois de busca.

De acordo com as investigações, o esquema criminoso envolvia várias etapas do chamado “golpe do seguro”. Um grupo de aliciadores do Rio de Janeiro procurava proprietários de veículos segurados naquele Estado e comprava esses veículos, que eram transportados para Santa Catarina.

Lá, os veículos eram repassados para receptadores, para que fossem desmontados, tivessem seus sinais identificadores adulterados e para que suas peças fossem clandestinamente inseridas no mercado.

Depois que os carros eram adulterados, os proprietários, para receber o seguro, faziam falsas comunicações de roubo em seu Estado, com boletins de ocorrência fraudados. O grupo era formado por aliciadores, proprietários de veículos e seus representantes, transportadores, empresários e auxiliares do segmento de autopeças.

Os mandados de prisão preventiva e busca e apreensão foram requeridos pelo MP-SC e expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Joinville. Eles estão sendo cumpridos em 19 municípios catarinenses, além do Rio de Janeiro (RJ) e de Curitiba (PR). Na capital paranaense, foram apreendidos documentos, celulares e algumas peças automotivas.