Operação Partenon

Polícia caça quadrilhas especializadas em explosão de caixas eletrônicos

A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (27), uma operação que visa prisão de duas quadrilhas especializadas em explosão de caixas eletrônicos. Pelo menos 19 pessoas foram presas e outras três morreram durante confronto com a polícia.

A ação aconteceu simultaneamente nos municípios de Campo Mourão, Barbosa Ferraz, Cianorte, Umuarama, Engenheiro Beltrão, Jussara, Cidade Gaúcha, Araruna e Maringá.

Ao todo são 24 mandados de prisão. Outros 35 de busca e apreensão também estão em fase de cumprimento. Os mandados foram expedidos pela Justiça de Paraíso do Norte.

Ainda conforme a Sesp, foi apreendido um fuzil, uma pistola 9 milímetros, uma pistola calibre 45, munições, colete balístico, máscara de gás, um uniforme da Polícia Militar e R$ 3 mil. Pelo menos 16 carros de luxo também foram apreendidos.

Partenon

O trabalho foi intitulado como Operação Partenon. A investigação começou em março deste ano e os policiais descobriram que as duas quadrilhas teriam explodido 16 caixas eletrônicos no Paraná.

Os bandidos também seriam responsáveis por assaltos em Terra Boa, Cianorte e Urupês (SP). Já as explosões aconteceram nos municípios de São Carlos do Ivaí, Tamboara, Mirador, Paraíso do Norte, Iretama, Quinta do Sol, Douradina, Jussara, Corumbataí do Sul e Araruna.

Segundo a polícia, antes desta operação, outros treze integrantes da quadrilha já tinham sido presos, entre eles o suspeito de comandar o grupo, detido por roubar um carro em Curitiba em março deste ano.

A operação conta com equipes do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep) e Força Especial de Repressão Antitóxico (Fera).