Teve até pipoco

Povão agride policiais durante abordagem em São José dos Pinhais

Uma abordagem da Polícia Militar em São José dos Pinhais terminou com perseguição, tiros e pedras arremessadas pelos moradores contra os policiais na tarde desta sexta-feira (17). Para facilitar a fuga dos suspeitos, uma moradora usou uma criança de colo como escudo para que a polícia não agisse.

De acordo com a aspirante Antunes, do 17.º Batalhão da PM, dois homens foram avistados em um Escort, com placas de Monte Castelo, Santa Catarina, em atitude suspeita, na Rua Arlinda Liberato Ferraro Costa. Ao serem abordados, os suspeitos fugiram, dando início a uma perseguição pelas ruas do bairro Santa Teresa, na Borda do Campo e só pararam quando bateram em um muro de uma residência de esquina.

Durante a revista pessoal, os moradores indignados com o trabalho da polícia começaram a arremessar muitas pedras, tijolos e paus contra a equipe. Um dos suspeitos agrediu um policial militar e o outro fugiu para um matagal. No momento da briga, um homem cerca de cem metros de distância dos policiais disparou mais de dez tiros com uma pistola calibre nove milímetros e também conseguiu fugir. Ninguém foi atingido. Um policial foi encaminhado a hospital com ferimento no braço após levar uma pedrada de um morador, preso e encaminhado à Delegacia Regional de São José dos Pinhais.

A defesa da população em prol dos suspeitos era tanta que uma mulher usou uma criança de colo como escudo para que o atirador pudesse fugir, impedindo a polícia de revidar. “Os policiais agiram com a cabeça tranquila e foram espertos, pois as notícias poderiam ser piores”, disse a aspirante.

Segundo a PM, a atitude da população pode estar relacionada com a predominância da criminalidade instalada no bairro. A polícia continua realizando buscas no bairro para localizar os suspeitos.