Abuso de "otoridade"

Policial alcoolizado atira contra cliente em boate

Um policial armado foi protagonista de mais um caso envolvendo policiais em casas noturnas em Curitiba. Alcoolizado, ele discutiu e disparou vários tiros dentro de uma boate na Rua Cruz Machado, na madrugada desta sexta-feira (17). A confusão foi parar no Hospital Evangélico.

Um dos clientes, de 25 anos, teria sido atingido pelos tiros disparados pelo policial, que seria da Polícia Civil. Mas policiais militares que também estariam no local tentaram intervir e acabaram envolvidos na briga.

Segundo a polícia, o tumulto começou depois que o policial civil teria se irritado e apontado a arma para um garçom. Um policial militar que estava com um primo viu a cena e tentou intervir. O policial civil teria reagido e atirou, acertando a mão do primo do policial militar. O rapaz foi encaminhado ao hospital, mas sem risco algum. 

A Polícia Civil, através de sua assessoria de imprensa, informou que ao tomar conhecimento do fato envolvendo o policial civil, determinou à Corregedoria Geral da Polícia Civil para que seja apurado de forma integral o que aconteceu. De acordo com a nota, tendo em vista a gravidade do ocorrido, preliminarmente, foi determinado o afastamento do investigador de polícia de suas funções operacionais até a conclusão do procedimento.

“A direção da Polícia Civil enfatiza que qualquer ato em desconformidade com as regras de conduta contidas nas leis e no estatuto da Polícia Civil será rigorosamente apurado”, reforça a nota da assessoria de imprensa. A Polícia Militar ainda não se posicionou sobre o assunto.

Lei sancionada

Os casos de policiais armados dentro de casas noturnas passaram a ganhar visibilidade na mídia, depois que um policial militar baleou um jovem de 19 anos. O tiro foi disparado durante uma briga.

À respeito do assunto, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, sancionou nesta semana, uma lei que prevê que policiais que estiverem armados em casas noturnas não podem consumir bebidas alcoólicas.

Segundo a nova lei, os policiais precisam se identificar na entrada das boates. A nova decisão vai mudar um pouco a forma em que as coisas são feitas dentro das casas noturnas em Curitiba, mas ainda está valendo, pois entra em vigor após 90 dias da data de sancionada.