Patrimônio público

Gaeco realiza operação na Prefeitura de Almirante Tamandaré

O Ministério Público do Paraná, através do Gaeco de Curitiba e da Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público de Almirante Tamandaré, deflagrou na manhã desta quarta-feira (15) operação e prendeu dois secretários da Prefeitura de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Eles são suspeitos de cobrar “pedágio” de empresários para que fossem liberadas verbas de pagamentos por serviços à prefeitura.

Além das duas prisões, que foram expedidas em caráter temporário (de cinco dias), o Gaeco também cumpriu oito mandados de busca e apreensão. Foram recolhidos documentos, computadores e R$ 6 mil em dinheiro. Um dos secretários ainda estava com munições de uso restrito e deve responder pelo crime.

De acordo com o Gaeco e com a Promotoria de Justiça, a investigação, que durou cerca de quatro meses, se refere ao pagamento de percentual a dois secretários municipais: Mailon Vaz, secretário de Administração e Previdência, e Fabrizio George Granatto da Silva, secretário de Meio Ambiente e Abastecimento. Eles são suspeitos de receber dinheiro em troca da “liberação” de verba aos empresários, que deveriam receber pelo pagamento por serviços e mercadorias fornecidos à Prefeitura.

“Os empresários, de vários setores, tanto de fornecimento de serviços, quanto de produtos, tinham valores a receber do Município por trabalhos já realizados. O que acontecia é que ao invés do pagamento ser feito de imediato, pois o trabalho já tinha sido realizado, estes empresários acabavam tendo que pagar certa quantia, o que chamamos de pedágio, aos secretários, para que eles liberassem o dinheiro”, explicou o coordenador do Gaeco, Leonir Batisti.

Na manhã desta quarta-feira, policiais estiveram na Prefeitura de Almirante Tamandaré, onde prenderam e vistoriaram os gabinetes dos dois secretários. “E ao mesmo tempo, cumprimos os mandados de busca e apreensão em residências e empresas”.

Investigações

A operação foi intitulada de “Via Fácil”, por fazer referência ao pedágio. Ainda conforme Batisti, durante a operação, foram cumpridos, também, nove mandados de conduções coercitivas, principalmente de empresários (encaminhados para prestar informações ao MP-PR).

Com Fabrizio, os policiais encontraram munições de uso restrito. “O que lhe causou uma prisão em flagrante por porte de munição”, explicou o coordenador. Além disso, três carros: uma Range Rover Evoque, um Honda Civic e um Jetta, foram apreendidos. “Estes veículos devem permanecer sob posse do Gaeco até que as investigações sejam finalizadas”, explicou. A intenção é descobrir se os veículos estão ou não envolvidos na corrupção.

Foto: Colaboração/Daniel Waldrigues.

Nota

A Prefeitura de Almirante Tamandaré informou, por meio de assessoria de imprensa, que as buscas realizadas por determinação da Justiça se restringiram a um laptop e documentos na Secretaria de Administração e documentos da Secretaria de Meio Ambiente. A nota disse ainda que, nada foi informado sobre a operação, no entanto ressalta que todos os setores da administração estão prestando serviços normalmente à população.

“A Administração entende que estes procedimentos têm caráter investigativo, e que, infelizmente, esse primeiro momento de investigação tem sido valorizado em detrimento da apuração definitiva dos fatos que &e,acute; o que se espera como medida de Justiça. Finalmente, informamos que a administração sempre esteve a disposição para prestar todos esclarecimentos que foram requisitados”, finaliza a nota.