Malandragem

Desmantelada quadrilha que violava aparelhos de TV a cabo

Mais de 200 aparelhos da Net foram apreendidos nessa quarta-feira por policiais do 7º Distrito Policial no bairro Fazendinha, em um “laboratório” onde eles eram desbloqueados, a fim de liberar o sinal dos canais de TV a cabo. Quatro pessoas suspeitas de integrar a quadrilha, que revendia aparelhos para todo o Brasil, foram detidas.

A partir de uma denúncia, segundo o delegado Matheus Laiola, os policiais flagraram Valter Moraes Schichl, 23 anos, e Luciano Sitoni Ribeiro Pessoa, 24, em um Punto, onde estava, quatro aparelhos violados, já embalados para envio pelos Correios. Quando à polícia chegou ao laboratório, de acordo com o delegado Matheus Laiola, encontrou Adilson Schichl, 43, e Serginei Aparecido Oliveira, 31, programando alguns aparelhos.

O prejuízo estimado pela empresa, só dos aparelhos, é de mais de R$ 250 mil. “Fora o que eles deixaram de receber em relação às mensalidades”, destacou o delegado. A quadrilha anunciava os serviços pela internet. Os aparelhos eram vendidos por cerca de R$ 600, com a duração estimada do sinal de aproximadamente um ano. “Quando caía o sinal, eles cobravam um valor para que o aparelho fosse atualizado e os canais fossem liberados novamente”, explicou o delegado.

Como os aparelhos eram os originais da Net, a polícia acredita que eles podem ter sido desviados. “Pelo que foi levantado, sem conhecimento da empresa, por terceirizadas. A Net está nos auxiliando com relação ao rastreamento, para tentar estabelecer quem efetuou esses desvios”, afirmou Matheus. Ele explicou que as pessoas que adquiriam os equipamentos também poderão responder por receptação.

Os quatro detidos foram autuados por associação criminosa, receptação dolosa qualificada e violação de direito autoral.