'Profissas do crime'

Preso trio suspeito de integrar quadrilha de assaltantes

Cinco pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha que roubava carros para assaltar joalherias em shoppings de Curitiba e lojas de telefonia foram capturadas pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). Entre elas, duas adolescentes, duas moças e Jeferson Luiz de Lima, 40 anos, conhecido como “Binho”, que seria o líder da associação criminosa.

A polícia chegou até Binho, Janaína Patrícia Saides da Silva, 20 anos, e Gabriela Osório de Campo, 19, e as duas adolescentes, na quarta-feira, ao localizar no bairro Prado Velho um Sandero roubado no mesmo dia na frente de uma residência em São José dos Pinhais. Outros dois veículos – um Honda Civic e um Fiesta –, que tiveram os roubos atribuídos à mesma quadrilha, também foram recuperados nessa semana pelo Cope.

“Eles são responsáveis por inúmeros roubos de veículos, que eram utilizados em roubos de lojas de telefones celulares e, principalmente, joalherias de shoppings”, afirmou o delegado Rodrigo Brown, do Cope. Binho é apontado como líder do esquema. “Ele organiza os roubos dos veículos, e reúne adolescentes e mulheres para cometer os assaltos propriamente ditos”, explicou o delegado.

A associação criminosa vinha sendo investigada há alguns meses Cope. Além das cinco pessoas capturadas nessa semana, outras seis pessoas que teriam envolvimento foram detidas em aproximadamente três meses. “As investigações prosseguirão para que sejam identificados todos os participantes dessas ações criminosas e também para que possamos recuperar os objetos roubados, as joias e relógios levados das joalherias, e os pertences das vítimas”, afirmou o delegado.

“Laranja”

Em entrevista à imprensa, Binho negou ter cometido os crimes e afirmou ter sido preso como um “laranja”. “A polícia não consegue prender os bandidos e me pegou para ‘tapar buraco’”, afirmou. As duas moças não quiseram comentar a prisão.