Operação Santa Clara

PF e Ibama realizam operação ambiental em União da Vitória

A Polícia Federal e o IBAMA deflagraram na manhã desta quinta-feira (11) uma operação para proteger as últimas matas nativas na região de União da Vitória e Cruz Machado, no Paraná, e em Joinville, Santa Catarina. Ao todo são 15 mandados judiciais, 10 de condução coercitiva e cinco de busca e apreensão.

De acordo com a PF, investigadores descobriram que as árvores eram arrancadas da mata nativa da região de União da Vitória e transformadas em carvão. Para enganar a fiscalização, os suspeitos utilizavam documentos falsos.

Com as documentações falsas, os investigados simulavam a origem do carvão como se o produto fosse proveniente do Paraguai e transportavam o produto pelas rodovias, conforme informou a PF. Os policiais apreenderam, já durante o trabalho de investigação, diversos documentos falsos, além de caminhões e toneladas de carvão.

A operação foi intitulada como “Santa Clara”, em alusão a santa protetora das plantas. Para o trabalho aproximadamente 40 policiais federais e 20 agentes do IBAMA foram deslocados.