CCP

Agentes penitenciários de Piraquara cruzam os braços nesta terça

Agentes penitenciários contratados através de Processo Seletivo Simplificado (PSS) paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (02), em frente à Penitenciária Central do Estado (PCE). O motivo do protesto é o fato de que nenhum deles sabe o que acontecerá com eles depois do dia 20 de julho, quando se encerram os contratos dos 1.200 agentes de todo o Paraná.

Aproximadamente 30 agentes, que fariam plantão na Casa de Custódia de Piraquara (CCP) participam da manifestação e, por isso, não devem ser feitas as visitas e entregas de sacolas dos detentos. De acordo com eles, até agora nenhuma resposta do governo do Estado foi dada aos trabalhadores.

Todos os agentes penitenciários que se reuniram foram contratados através do PSS há dois anos e não sabem, sequer, se podem participar do novo processo seletivo que está para sair. Eles prometem colocar o cargo à disposição se por acaso não tiverem nenhuma resposta do governo.

A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), por meio de nota, informou que até a finalização do contrato vigente com os agentes de cadeia, pelo PSS, que ocorre no dia 20 de julho, deverá ser lançado um edital de convocação para uma nova seleção. A Sesp informou que uma comissão foi formada para avaliar a possibilidade de abertura de um novo PSS para a categoria, que dependerá de autorização do Governo do Estado.

Ainda de acordo com a nota, “os atuais funcionários contratados pelo PSS poderão ser candidatos neste novo processo e a experiência na atividade contará pontos na classificação. Tão logo o edital seja lançado, outros detalhes serão divulgados na página oficial da Secretaria da Sesp”. A secretaria informou ainda que, nesta terça-feira (2), não houve prejuízos nas atividades cotidianas na Casa de Custódia de Piraquara.