Sangue e porrada

Fim semana registra 21 mortes violentas na Grande Curitiba

O final de semana foi sangrento e bastante violento em Curitiba e Região Metropolitana. De sábado (23) até as primeiras horas dessa segunda-feira (25), foram 25 corpos recolhidos pelo Instituto Médico-Legal e, destes, 21 em decorrência de morte violenta. Ao todo, foram 12 homicídios, 6 mortos em acidentes de trânsito, 2 mortos por afogamento e um outro que deve ser esclarecido pelo legista.

Os corpos foram recolhidos dos próprios locais de morte e também de hospitais da região. Os outros corpos recolhidos pelo IML são decorrentes de mortes por causas naturais.

A noite deste domingo (24) e madrugada desta segunda-feira (25) foi agitada para os socorristas do Corpo de Bombeiros e para as policias Civil e Militar, principalmente em Curitiba. Dos sete homicídios que aconteceram, pelo menos, quatro foram praticamente em horários seguidos.

Por volta das 19h45, Ronaldo Fernando da Silva, de 28 anos, foi baleado na Cidade Industrial de Curitiba. Ele foi socorrido por familiares, que o levaram às pressas até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da CIC, mas Ronaldo chegou lá morto. De acordo com a Polícia Militar, ele foi atingido por quatro tiros e poucas foram as informações do que motivou o crime.

Mais tarde, por volta das 21h30, outro crime aconteceu na Rua Guilherme Mehl, no Umbará. José R. Dias, de 20 anos, foi morto a tiros no meio da rua. O socorro chegou a ser chamado, mas o Corpo de Bombeiros não pôde fazer nada para salvá-lo. José foi atingido por três tiros. De acordo com as primeiras informações, o rapaz – que estava com a namorada –, pode ter sido vítima de tocaia. A polícia deve procurar a suposta namorada para que ela dê informações do que aconteceu.

No começo da madrugada desta segunda-feira (25), por volta de 00h, os policiais e socorristas voltaram a Cidade Industrial de Curitiba. Um jovem, de aproximadamente 25 anos, foi baleado na Estrada Velha do Barigui, na Vila Verde. Quando o socorro chegou, já era tarde e o rapaz, que estava sem documentos, não tinha mais sinais vitais. Ele foi atingido por, pelo menos, 5 tiros, conforme informou a PM.

O último homicídio foi por volta das 2h desta segunda-feira, na Rua Brasílio Culman, no São Braz. Jair dos Santos, 44 anos, foi morto com um único tiro. De acordo com a Polícia Militar, o disparo foi na cabeça e Jair não teve chance alguma de sobreviver. Os policiais apuraram que ele tinha mandado de prisão em aberto, só não se sabe por qual crime.

Os crimes que aconteceram em Curitiba são investigados pelos policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O telefone para denúncias da DHPP é o 0800-6431-121. Já as mortes que aconteceram na RMC são investigadas pelas delegacias de cada cidade.