"Tudo azul"

Troca de comando da PM é marcada por defesas à ação do 29 de abril

O coronel Maurício Tortato, que estava na Diretoria Geral da Secretaria de Segurança Pública, assumiu em solenidade militar o cargo de comandante da Polícia Militar do Paraná na manhã desta quinta-feira (21). Tortato substitui o coronel César Vinícius Kogut, que ficou à frente da função de 10 de outubro de 2013 até então.

Na solenidade, o governador do Paraná, Beto Richa, aproveitou o momento para se manifestar sobre o que aconteceu durante o protesto dos professores, no dia 29 de abril, no Centro Cívico. “Os policiais foram atacados por infiltrados que estavam lá para impedir que os deputados se manifestassem livremente dentro da Assembleia Legislativa do Paraná”, disse.

“Policiais foram atacados durante manifestação”, disse
Beto Richa. Foto: Aliocha Mauricio.

O governador também considerou o que aconteceu no Centro Cívico como um ato político que tentou o derrubar. “A Polícia Militar não tomou a iniciativa que gerou o confronto e sim os infiltrados que estavam lá através de um ato planejado por partidos contrários, que queriam me desgastar politicamente, mas não conseguiram”.

Sobre o exagero no ataque, que deixou 200 pessoas feridas, Beto Richa disse que os últimos dias foram usados para pensar e reavaliar atitudes. “Descobrimos que precisamos trabalhar mais para aproximar a polícia da população, que temos de reavaliar as táticas de ação”, disse.

O coronel Kogut, que esteve na PM por 36 anos, disse que não guarda mágoa de nenhum momento do tempo de trabalho, muito menos do que aconteceu nos últimos dias, enquanto ainda estava sob o comando da corporação. O coronel comentou também que, se houve exagero por parte da polícia na manifestação, o inquérito policial militar vai apurar e todos serão responsabilizados.

Sobre o pedido de exoneração do cargo de comandante geral, Kogut disse que o dia 29 de abril não teve nenhuma relação com o pedido. “Havia comentado pelo menos um mês antes, com o governador Beto Richa e dito que minha hora estava chegando. Já tinha feito o pedido e tenho a consciência tranquila”, afirmou.

Troca de comando foi abençoada por um padre. Foto: Aliocha Mauricio.

Desafio

O coronel Maurício Tortato, novo comandante da PM, revelou que terá inúmeros desafios no momento atual, mas o principal deles será o de recuperar a boa imagem da corporação. “Houve um fato de grande importância e repercussão, mas vamos trabalhar rigorosamente para recuperar a imagem da PM. Vamos focar o trabalho na segurança do cidadão e vamos, sem dúvida, reconquistar o respeito da população”, disse.

O coronel Tortato considerou o trabalho neste momento delicado como um desafio de promover a segurança pública. Ele contou que o governador pediu para que a polícia passe a ser mais próxima da população e que sejam repensadas as ações policiais, para que se modifiquem se for preciso. “Problemas nós teremos sempre, mas também teremos muito serviço, principalmente neste momento de fragilidade para resgatar a história da PM”.

Dia 29 de abril

Quanto ao inquérito policial militar aberto para apurar o que aconteceu no dia 29 de abril, o novo comandante da PM disse que as investigações continuam sendo feitas pelo subcomandante da PM, o coronel Bührer, com acompanhamento do Ministério Público. “Serão adotados mecanismos de avaliação de como melhorar a nossa atuação e se alguma irregularidade for comprovada, vamos, agir também”. O coronel Tortato negou, novamente, os boatos de que policiais foram presos por se recusarem a participar da ação durante a manifestação dos professores.

Sobre a carta feita por coronéis da PM, que foi enviada ao governo do Estado, Tortato disse que não a assinou, mas porque estava em férias. Ele garantiu que, se estivesse presente, teria assinado. A carta repudiava as declarações do então secretário da Segurança Pública, Fernando Francischini, que atribuiu a reponsabilidade das ações da polícia na manifestação do dia 29 de abril, ao comando da PM.  

“Desafio à frente”. Foto: Aliocha Mauricio.

Armados fora de serviço

Na noite desta quarta-feira (20), uma confusão protagonizada por dois policiais militares em um bar, no Rebouças, terminou com dois funcionários agredidos e uma cliente, de 27 anos, baleada na nádega. Tortato disse que determinou a prisão dos dois policiais que foram encaminhados, um para o Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd), e o outro para o Batalhão de Polícia Rodoviária. “Vamos atuar promovendo Justiça e disciplina. Vamos atuar com rigor”, garantiu.

História

O coronel Tortato ingressou na PM do Paraná no ano de 1985 e foi aspirante a partir de 1987. Como oficial superior comandou o 17º Batalhão da PM, em São José dos Pinhais. Foi diretor da Diretoria de Apoio Logístico (DAL) da corporação; chefe do Estado Maior e responsável pela Corregedoria da PM. Também foi diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública.