Pela metade

Viaturas só receberam conserto por parte dos universitários

Cerca de 50% da frota de viaturas da Polícia Militar estão parados por falta de manutenção, conforme estima a Associação de Defesa de Direitos dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas (Amai). Como alternativa às oficinas credenciadas, que alegam falta de pagamento, alguns policiais têm bancado pequenos consertos e até estudantes de engenharia mecânica da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) arrumaram um dos carros de maneira voluntária.

De acordo com o coronel César Alberto Souza, diretor de comunicação da Amai, o problema teve início em 2012, quando o governo estadual retirou a responsabilidade do serviço da corporação, que tinha fundo destinado para os consertos. “A partir daí só piorou”, disse.

Uma viatura do 12.º Batalhão teve o conserto garantido por alunos da UTP. Segundo a assessoria da universidade, foi um trabalho voluntário, “uma prestação de serviço comunitário que a Universidade Tuiuti do Paraná está fazendo graciosamente para a polícia e consequentemente para a população”.

Segundo a PM, apenas uma viatura foi reparada pelos alunos.