Crime ambiental

Polícia Ambiental apreende 50 pássaros silvestres

Estressados por serem tirados de seus ambientes naturais, 50 pássaros silvestres que estavam sendo comercializados de forma irregular foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental, nessa segunda-feira (18).

Alguns estavam com os bicos machucados e demonstravam agitação. O proprietário do aviário, no Tatuquara, deve responder criminalmente e pode ser multado.

Após receberem denúncia da venda irregular dos animais, os policiais foram até o aviário, Rua Jornalista Silvino Alves Batistas, e confirmaram o crime. Os pássaros não estavam nem escondidos – estavam espalhados pelo aviário em gaiolas.

Entre as espécies apreendidas estão trinca-ferro, coleiro baiano, sabiá laranjeira e curió. O proprietário do aviário, que foi encaminhado a Delegacia do Meio Ambiente para assinar um termo circunstanciado, disse que recebia os animais e os revendia.

De acordo com o cabo Bertoja, ele deve responder criminalmente por manter em cativeiro pássaros silvestres e deve ser multado em R$ 5.000,00 por ave que está na lista de animais em extinção, e R$ 500,00 por pássaro fora da lista.

Os pássaros serão levados para um centro de tratamento, onde passarão por uma avaliação de saúde. “Depois a primeira tentativa é reabilitá-los para que retornem à natureza; e a segunda opção, para as aves que estejam debilitadas, é doá-las para criadouros conservacionistas”, explicou o cabo.