Operação

Polícia ‘dinamita’ gangue que explodia caixas eletrônicos

Cinco suspeitos de participarem da gangue da dinamite foram presos na manhã desta quarta-feira (06) em um tríplex na Rua Leopoldo Malewschik, no Conjunto Marinoni, em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba. A prisão aconteceu em uma megaoperação do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), tropa de elite da Polícia Civil, que apreendeu com os rapazes várias armas e grande quantidade de munição.

As investigações duraram quase seis meses e com os suspeitos os policiais apreenderam três carros. De acordo com o Tigre, os suspeitos estouraram mais de dez caixas eletrônicos nas cidades de São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Reserva, Guarapuava, Irati e Navegantes, no Paraná. Eles também são suspeitos de estourarem um caixa em Navegantes, Santa Catarina.

Arsenal usado pelos bandidos. Foto: Aliocha Maurício.

Com os rapazes, a emulsão explosiva apreendida era suficiente para explodir 120 caixas eletrônicos. Dentro do tríplex, os policiais encontraram ainda um fuzil 556, uma metralhadora, três pistolas e oito coletes balísticos.

“Estavam muito bem preparados e tínhamos informações de que iriam agir na madrugada desta quarta. Em uma ação bem planejada, sem nenhum disparo de arma de fogo, usamos apenas gás lacrimogêneo, que fez com que eles saíssem da casa e fossem presos”, explicou o delegado Silvanei de Almeida Gomes, comandante do Tigre.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Reis, os números de ações das explosões de caixas eletrônicos em Curitiba e Região Metropolitana caíram. Nos dois primeiros meses deste ano, a média era de 25 ações. Agora essa mesma média é de 11 explosões.

Foto: ALiocha Maurício.