Virge, mãe

10 presos fogem da pior prisão do Brasil na Cidade Industrial

Dez presos fugiram do 11° Distrito do Policial (DP), na Cidade Industrial de Curitiba, considerado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a pior cadeia do Brasil, na madrugada desta quinta-feira (30). O local, que tem capacidade para 38 presos, estava com 90 na hora da fuga.

De acordo com a Polícia Civil, a fuga aconteceu por volta das 4h. Os presos tinham com eles uma espécie de serra que permitiu que cortassem as grades da carceragem e saíssem. A polícia não explicou como a fuga aconteceu ao certo, mas confirmou que os detidos fugiram serrando as grades.

Os presos saíram do DP sem que nenhum policial ou agente fosse rendido. Quem estava de plantão no 11ºDP precisou agir de forma rápida para evitar que os outros detidos fugissem também. Ainda na madrugada 20 presos foram transferidos, mas isso não aliviou em nada para os policiais do distrito, já que a carceragem continua superlotada, com cerca de 60 presos.

Pior do Brasil

Os membros da Coordenadoria Nacional de Acompanhamento do Sistema Carcerário (Coasc) do Conselho Federal da OAB classificaram o 11º Distrito Policial, na Cidade Industrial de Curitiba, como o pior estabelecimento prisional do país. A avaliação foi feita depois que os representantes do Conselho Federal e os membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB Paraná deixaram aquela carceragem, na manhã de sexta-feira (24).

De acordo com a OAB, o ambiente é úmido, insalubre, infestado de ratos, sem qualquer condição de higiene e saúde, superlotação das celas e total desamparo jurídico. Situação que expos, de acordo com o coordenador nacional Adilson Geraldo Rocha, o estado do Paraná ao vexame.

Os representantes da OAB estiveram também nas delegacias de São José dos Pinhais, onde também encontraram problemas de superlotação, falta de condições mínimas de saúde e higiene. Local que também registrou fuga de 21 presos na semana passada.

Na quinta-feira (23), o grupo visitou unidades penitenciárias de Piraquara e o Complexo Médico Penal. Após as visitas, os representantes reuniram na sede da OAB para um debate e uma avaliação da situação do sistema carcerário do Paraná.

O local, que tem capacidade para 38 presos, estava com 90 na hora da fuga. Foto: Divulgação/OAB.

Secretaria se defende

A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), em nota, disse reconhecer o problema de superlotação em delegacias de Curitiba e Região Metropolitana, em especial no 11º Distrito Policial (DP). De acordo com a Sesp, semanalmente, até 150 presos são transferidos para o sistema prisional. E, desde a ordem judicial de interdição, nenhum preso deu entrada no 11º DP.