Assassino de aluguel

Preso ex-policial acusado de matar advogada em 2010

A Delegacia de Homicídios de Maior Complexidade deflagrou, nesta terça-feira (14), a operação Sicário para cumprir seis mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva em Curitiba. A ação ocorreu em parceria com policiais do Tático Integrado Grupos de Repressão Especial (Tigre).

Foram presos quatro suspeitos, dentre eles o ex-policial militar e ex-policial civil Flávio Vasques Oliveto, 34 anos, e o empresário Vanderson Benedito Correa, 42 anos, identificados como autores do homicídio que vitimou a advogada Kátia Regina Leite Ferraz, 44 anos, em fevereiro de 2010, no Boa Vista.

Ao todo 40 policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Grupo Tigre participaram da operação e, durante o desencadeamento da ação, a polícia também recapturou o foragido da Justiça P.U.M.F. 34 anos, e prendeu Pedro Persegona Filho, 53 anos, empresário suspeito de posse ilegal de arma de fogo.

O crime

Segundo o delegado Marcelo Lemos de Oliveira, Kátia foi baleada várias vezes na cabeça e a motivação do crime foi a atuação profissional dela durante um processo de separação judicial de Correa, na qual ela defendia a ex-esposa do suspeito.

As investigações apontaram  que o crime foi todo planejado por Correa para se vingar da advogada, mas quem atirou na vítima foi o ex-policial militar, com que foram apreendidas diversas munições de uso restrito das forças de segurança.

De acordo com o delegado, o nome da operação, Sicário, ocorreu em alusão aos assassinos da Roma Antiga, que utilizavam a sica, uma espécie de punhal, geralmente para atacar e matar, sempre a soldo de alguém que desejava se vingar ou se desfazer de algum inimigo.