Audácia

GM prende dupla após assalto a estação-tubo na Cidade Industrial

Guardas municipais que patrulhavam as proximidades da estação-tubo CIC Norte, na Praça Adolfo João Hilário da Veiga, na Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, Cidade Industrial de Curitiba, prenderam um rapaz de 18 anos, e apreenderam um adolescente, de 16, anos em flagrante na manhã desta segunda-feira (13), no momento em que assaltavam o cobrador. O rapaz, Américo Luiz Farias, já conhecido dos cobradores, teria investido contra os guardas e ficou ferido.

Os dois jovens foram vistos no flagra, quando chegaram à estação-tubo. Simulando estar armados, com uma embalagem de suco embaixo da camiseta para simular uma arma, deram voz de assalto e foram surpreendidos pelos guardas municipais, que monitoravam a estação, por conta dos constantes assaltos que os cobradores têm sofrido.

Não houve nenhum disparo de arma de fogo, conforme informou a GM, mas a prisão não foi tão simples e render os dois rapazes não foi tão fácil quanto parecia. Segundo o inspetor Claudio Frederico, comandante da Guarda Municipal, os dois jovens, tanto o adolescente quanto o rapaz, estavam bastante agressivos. Quando foram abordados, Américo partiu para cima dos guardas, que tiveram que usar a força. “Durante a contenção do rapaz, ele acabou se ferindo levemente no rosto, mas está bem”, disse. 

Logo que a GM conseguiu deter o rapaz e o garoto, o cobrador contou que já sabia quem era o jovem e o reconheceu de outros assaltos. Para piorar a situação, ao checar o nome do suspeito, os guardas descobriram que ele havia saído da prisão em Piraquara há pouco tempo. “Foi aí que confirmamos a informação passada pelos cobradores. O rapaz já tinha assaltado a mesma estação-tubo e, por isso, estava preso”, contou o inspetor.

Por ter ficado ferido, Américo precisou ser encaminhado até uma Unidade de Saúde para receber curativo. Depois de atendido, os guardas municipais o encaminharam ao 11º Distrito Policial, na CIC. O garoto foi levado até a Delegacia do Adolescente, no Tarumã.

Foto: Divulgação/Guarda Municipal.

Monitoramento

A ação dos guardas municipais nesta segunda-feira é um reflexo do trabalho da GM para atender um pedido feito pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc), por causa dos constantes assaltos em algumas estações-tubo da cidade. “Por conta do pedido e dos números, que comprovam que cobradores de algumas estações têm sofrido com a rotina de assaltos, começamos a monitorar de forma que os guardas não sejam vistos”, explicou o inspetor Claudio Frederico.

Em março, a Tribuna do Paraná trouxe dados que mostravam que, em 2014, segundo o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), ocorreram 3.567 assaltos a estações-tubo e linhas da Rede Integrada de Transporte (RIT). O número foi 15% a mais do que no ano anterior.

Conforme os dados do Setransp, no ano passado, a média de roubos a estações-tubo e linhas da RIT foi de 9,77 por dia. No ano anterior, foram 3.087 assaltos e média de 8,46 por dia, ou seja, um aumento de 15%. O prejuízo em 2014 foi de R$ 607.536,60, 14% a mais que em 2013 (R$ 533.896,55). A linha mais assaltada foi a Trabalhador, que faz o percurso entre o bairro Centenário e a Cidade Industrial, com 37 registros no ano passado.

Matginais são conhecidos das redondezas. Foto: Divulgação/Guarda Municipal.