Carro de patrão!

Carrões abandonados em estrada levam polícia a desmanche ao ar livre

Dois carrões roubados, abandonados em uma estrada rural de Quatro Barras, levaram os policiais militares a suspeitar da trilha que seguia matagal a dentro. O faro estava certo e eles encontraram um cemitério de veículos desmanchados.

O Audi A4, de Joinville (SC), e o Hyundai HB20, de Campina Grande do Sul, estavam na beira da Estrada Antiga da Graciosa, no bairro Campininha, parcialmente desmontados. Segundo o soldado Osni, da PM, eles estavam no local desde o dia 17 do mês passado. Na tarde de ontem, os carros seriam retirados, mas os policiais desconfiaram que pudesse haver algo a mais na área.

A pouco mais de meio quilômetro da estrada, por uma trilha enlameada e marcada com calotas e fitas vermelhas, os policiais encontraram os carros completamente depenados. No caminho, algumas peças de carros estavam jogadas. No cemitério de veículos estavam uma Duster, uma Hillux, um Ka, um Uno e um Monza, já irreconhecíveis.

Os carros foram cortados no mato. Pelo chão, estavam as marmitas dos “trabalhadores”. “Eles escolhem locais onde não existem moradores e, assim, têm tempo suficiente, podem fazer barulho e não são atrapalhados”, comentou a soldado Carla.

Audi estava abandonado e destruído. foto: Átila Alberti.

Encomendas

Segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), no ano passado foram furtados ou roubados 12.161 veículos, em Curitiba e região. A média foi de 33 por dia. Os dados deste ano não foram divulgados. “Normalmente os bandidos já têm os carrosencomendados e tiram as peças que precisam. Compram carros batidos em leilões, por um valor baixo, e ‘encomendam’ dos ladrões um veículo do mesmo modelo para montar outro em cima”, explicou o soldado.

O funcionário da seguradora que fazia a remoção do Audi e do HB20 contou que os donos já tinham sido indenizados pelos roubos e que, após liberação na delegacia de Quatro Barras, os veículos devem ser vendidos em leilões.