Pegando geral!

Denarc apreende mais de cinco toneladas de drogas no Paraná

Cerca de uma tonelada de droga foi apreendida na madrugada desta sexta-feira (13) por policiais civis nos núcleos de Curitiba e Cascavel da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). Com essa apreensão, somente nesta semana, a Polícia Civil do Paraná revela que apreendeu mais de cinco toneladas em todo o Estado.

A apreensão dessa madrugada aconteceu na BR-277, em São Luiz do Purunã. Na ação, a polícia também prendeu dois suspeitos de tráfico de drogas e apreendeu três veículos, um deles com mais de mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai.

Os policiais da Denarc começaram a investigar depois que descobriram que um veículo traria à Curitiba drogas do oeste do Paraná. “Esse carro, um Corsa, foi abordado pelas equipes em uma barreira em São Luiz do Purunã, no final da madrugada e descobrimos toda a operação dos bandidos”, contou a delegada Camila Cecconello, do núcleo de Curitiba. 

“Uma das prioridades desta gestão é o combate forte ao tráfico de drogas no Paraná”, disse o
secretário Fernando Francischini. (Foto: Aliocha Maurício)

O motorista do Corsa, identificado como Ariovaldo Wagner Morbach, 38 anos, foi preso. Imediatamente, os policiais descobriram que o Corsa servia de batedor para o outro veículo, uma caminhonete Triton, que trazia a droga.

Logo que o motorista foi abordado, a caminhonete, que vinha atrás, mudou bruscamente de rota e voltou sentido Ponta Grossa. “As equipes correram atrás da caminhonete e conseguiram fazê-la parar mais à frente. Na caçamba, 873 quilos e 300 gramas de droga foram encontrados”, disse a delegada.

O motorista da Triton, Felipe Manoel Pinto Apolinário, 23 anos, também foi preso. Enquanto os policiais prendiam o rapaz e vistoriavam a caminhonete, encontraram um HB20 sedã abandonado. “Dentro dele, tinha cerca de mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai”. O motorista do HB20 não foi encontrado.

Nenhum dos abordados resistiu à prisão, mas também não deram muitas informações aos policiais. A droga, os cigarros e os dois presos foram encaminhados à Curitiba e apresentados pela manhã à imprensa. 

Nesta semana a Polícia Civil do Paraná realizou a apreensão de mais de cinco toneladas em todo
o Estado. (Foto: Aliocha Maurício)

Combate

Com a apreensão desta sexta-feira (13), a Polícia Civil do Paraná informou que apreendeu mais de cinco toneladas em todo o Estado em uma semana. “Toda essa quantidade não foi apreendida em uma apreensão única, mas mostra que o nosso trabalho, de tornar o combate ao tráfico de drogas uma das prioridades desta gestão, está sendo feito”, disse o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Fernando Francischini.

O secretário considerou o trabalho como boas notícias aos cidadãos. “Em dois meses, batemos os recordes de 9 anos de apreensões e ações contra o tráfico de drogas”, disse. Segundo informações divulgadas pela Sesp, em todo o Paraná, aumentou em 15% o número das ações (em comparação de janeiro e fevereiro de 2014 e nestes mesmos meses em 2015). Só em Curitiba, o aumento foi de 7%.

Com relação aos usuários, os números de encaminhamentos também aumentaram. Foram 35% mais em, todo o Paraná e, deste número, 16% em Curitiba. “Não há dúvidas da vinculação do tráfico de drogas com os outros crimes, como assassinatos. Dessa forma, impedindo que a droga chegue aos traficantes, a estratégia se faz eficaz”, explicou o Francischini.

Na semana que vem, o secretário pretende divulgar um relatório sobre as ocorrências de homicídios, tráficos, assaltos e outros crimes. “A comparação com os últimos 9 anos será uma grande surpresa, pois diminuiu e muito e mostra que o combate ao tráfico influencia realmente na diminuição da criminalidade”.