Bonde do Terror

Polícia prende 9 torcedores da Império por briga e vandalismo

Policiais civis da Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), com apoio de policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Divisão de Polícia Especializada (DPE), prenderam, na manhã desta sexta-feira (20), em Curitiba, oito integrantes de uma célula da Torcida Organizada Império Alviverde, conhecida como “Bonde do Terror.

Foram cumpridos 14 mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão expedidos pela 2.ª Vara Criminal de Curitiba. Foram presos Ornaldo Antunes de Oliveira, Heuller Herison Camargo, Juliano Felipe Bem, Willian Antunes Pinheiro, Medley Lucas Lopes Aristides, Yohan Sutil de Oliveira, Alisson Teixeira da Cruz e Felipe Luan dos Santos Sckreurs. Outros dois menores membros do bando foram apreendidos.

Ouça a declaração do Delegado Clóvis Galvão

Segundo o delegado-titular da Demafe, Clóvis Galvão, em 16 de novembro de 2014 aconteceu um tumulto no Terminal do Guadalupe, centro de Curitiba, onde torcedores do Coritiba, entraram em confronto com torcedores do Atlético Paranaense, que se dirigiam à Arena da Baixada para assistir a Atlético e Sport Recife pelo Campeonato Brasileiro. Esses torcedores provocaram briga generalizada, depredando patrimônio público e privado, confrontando-se com guardas municipais e policiais militares.

“Douglas Machado de Souza de Leoni Falk Moraes foram presos, conduzidos para esta delegacia, foram ouvidos em cartório, posteriormente liberados. Foi instaurado inquérito policial para apurar os fatos e após três meses de investigação concluiu-se no inquérito com a identificação das seguintes pessoas envolvidas no tumulto”, destacou Galvão.

Foram cumpridos 14 mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão. Foto: Lucas Sarzi.

“Troféus”

Foram apreendidos na residência de Alisson Teixeira da Cruz 13 munições calibre 38 sem procedência licita, razão pela qual determinou a autoridade policial a lavratura da prisão em flagrante por posse de munição. “Também foram apreendidos os ‘troféus de guerra’ nas residências dos acusados, como camisetas tomadas de torcedores adversários durante os confrontos e demais produtos alusivos aos hooligans do Brasil, usados exclusivamente para provocar tumulto em partidas de futebol”, disse o delegado.

Segundo Galvão, é bom esclarecer que a Demafe tem cumprido a sua finalidade precípua no combate a violência esportiva. “Deixamos claro que no Paraná não será permitido quaisquer tipo de violência, e as pessoas que assim procederem serão presas e levadas a julgamento pelo Poder Judiciário”, concluiu.

Um dos suspeitos ensinava como fazer um cocktail molotov. Foto: Reprodução/Lucas Sarzi.