Segurança

Operação Carnaval 2015 da PM começa nesta sexta-feira

A Polícia Militar começa nesta sexta-feira (13) a “Operação Carnaval 2015”. Das 18h, até a Quarta-feira de Cinzas (18), com reforço policial nas áreas urbanas e rurais e nas rodovias estaduais. Também haverá monitoramento com o uso de alta tecnologia e o uso de aeronaves em alguns pontos, como no Litoral, destino escolhido de mais de 1,5 milhões de pessoas.

A PM vai realizar ações e operações durante todo o feriado, com finalidade de proteger a vida e o patrimônio, mas também de manter a ordem e garantir que as relações sociais aconteçam da melhor forma.

Os policiais vão orientar foliões e devem atuar na repressão de qualquer fato que possa colocar em risco a tranquilidade das comemorações. “Para isso, vamos concentrar esforços nos locais de maior concentração popular e considerados de risco”, explicou o subcomandante-geral da PM, coronel Nerino Mariano de Brito. As ações incluem policiamento ostensivo, a pé e motorizado.

De acordo com o coronel, a intenção da operação é não admitir que exageros estraguem o Carnaval dos paranaenses. “Por isso vamos aumentar o policiamento em todas as regiões, mas o foco será nas mais ocupadas. Ninguém pode estragar o Carnaval ou o descanso das pessoas de bem”, disse o subcomandante-geral da PM, que destacou que o importante é que as pessoas se divirtam com responsabilidade.

Cerca de 1,5 milhões de pessoas devem passar o feriado nas praias. Foto: Polícia Militar.

Praias

O Litoral do Paraná é a região onde o policiamento será bem reforçado. “Buscamos oferecer segurança de qualidade às famílias e foliões que decidiram passar o feriado de Carnaval nas praias e, para que isso ocorra, não estamos medindo esforços”, afirma o coronel Nerino. 

Próximos aos desfiles e trios elétricos haverá policiamento ostensivo e de trânsito, assim como nas cidades em que acontecem bailes públicos. “Além disso, poluição sonora (perturbação do sossego e da tranquilidade) e a embriaguez ao volante, junto de outros crimes e infrações, também serão fiscalizadas por todos os policiais que participam do trabalho nas praias”, explicou o major Nivaldo Marcelos, coordenador operacional da “Operação Verão 2014/2015”.

Também será intensificado o policiamento de trânsito urbano e rodoviário para prevenção de acidentes e repressão às infrações de trânsito. Serão feitos isolamentos e desvios de tráfego nos locais em que sejam necessários. No Litoral terá ainda um caminhão equipado com câmeras com tecnologia de infravermelho, televisores, telefones e geradores de uma rede sem fio (wi-fi). “Este equipamento nos auxiliará, por exemplo, nos flagrantes de tráfico de drogas, tumultos e outros incidentes, se acontecerem”, disse.